terça-feira, 24 de janeiro de 2023

CONLUTAS/PSTU FOI ABRAÇAR LULA NO PLANALTO... ENQUANTO LUTA CONTRA DEMISSÕES NA GUARARAPES CONTINUA SEM NENHUM APOIO DOS REFORMISTAS CORROMPIDOS PELO GOVERNO DA FRENTE AMPLA

Por Cícera Souza - Operária da fábrica Guararapes Confecções em Fortaleza, integrante da Oposição Sindical

A demissão de mais de duas mil operárias na fábrica da Guararapes em Fortaleza completa 15 dias e não houve qualquer reação dos sindicatos e das centrais ao profundo ataque patronal. Ao contrário, a CUT e a Conlutas aceitaram passivamente esta verdadeira tragédia social contra a vida de milhares de pais e mães de família. O nosso sindicado ultra-pelego e cartorial, representante dos trabalhadores Alfaites e das Costureiras, não convocou qualquer assembleia para esclarecer e, muito menos, organizar a resistência. Essa paralisia foi imposta também com a cumplicidade do Sindicato dos Trabalhadores da Confecção Feminina (Sindconfe), filiado a Conlutas, que se apresenta como lutador mas nunca disputou de verdade a base da nossa categoria com os pelegos vendidos, virando as costas para os trabalhadores da Guararapes! Enquanto a Conlutas/PSTU foi abraçar Lula no Palácio do Planalto, a luta contra demissões na Guararapes continua por todo esse tempo sem nenhum apoio dos reformistas corrompidos pela Frente Ampla. Tanto que o representante da Conlutas, o Mancha, esteve sorridente se abraçando com Lula no encontro em Brasília, na mesma cerimônia em que o governo petista afirmou que não havia espaço para o aumento imediato do atual valor do salário mínimo. 


Oposição Sindical faz panfletagem na Guararapes

O “beija mão“ no Planalto não resultou nem mesmo uma “migalha” para a classe operária porém não faltou o compromisso dos burocratas sindicais vendidos em apoiar o governo neoliberal, até mesmo a CONLUTAS/PSTU prometeu a Lula sua sincera colaboração de classe. Enquanto os burocratas sindicais corruptos, como os dirigentes da Conlutas/PSTU, saíram de Brasília com os “bolsos cheios” via os convênios estatais para amortecer a luta de classes, nossa luta aqui na Guararapes está completamente abandonada, sem apoio das centrais e sindicatos. Essa é a dura realidade que a Oposição Sindical vem denunciando nacionalmente desde que foram anunciadas as demissões em 10 de janeiro, não nos curvaremos aos ataques da patronal, dos governos petistas (Lula e Elmano) assim como das próprias direções sindicais reformistas corrompidas, estando convocando com panfletagens e discussões na porta da empresa a luta direta, inclusive a ocupação da planta fabril, para barrar o desemprego e colocar a Guararapes sob o controle dos trabalhadores!


Cícera Souza, Operária da Guararapes