terça-feira, 17 de janeiro de 2023

HADDAD E MARINA EM DAVOS: VENTRÍLOQUOS DA GOVERNANÇA GLOBAL DO CAPITAL FINANCEIRO SE COMPROMETEM EM APLICAR UM DURO AJUSTE NEOLIBERAL 

Haddad e Marina estão representando o governo Lula no Fórum Econômico Mundial, o seleto encontro da elite burguesa que agrupa as grandes corporações que dominam o mundo via a Governança Global do Capital Financeiro. Não por acaso, Haddad declarou cinicamente “Nós estamos herdamos um problema que foi causado não pela pandemia. Nós estamos herdando um problema que foi causado pela eminente derrota do governo anterior diante das eleições. Ou seja, o governo anterior, diante do prognóstico desfavorável, tomou uma série de medidas de dispêndio, muitos socialmente justos, mas absolutamente eleitoreiros pela forma e pelo momento que foram adotados”, disparou demonstrando que vai atacar direitos e conquistas e seguir rigidamente as ordens ditadas pelo grande capital de corte de gastos, ou seja, de promover um duro ajuste neoliberal. 

Como denunciou o Blog da LBI, o PT se converteu na pandemia forçada do Coronavírus um fiel apologista de todos os protocolos impostos pela OMS&Bigpharma, desde a defesa dos bloqueios econômicos “sanitários“ para quebrar a “velha indústria do carbono” e favorecer as chamadas “novas tecnologias” (Bigtech) e a “economia verde” como exige o Fórum de Davos.

Marina foi no mesmo sentido defendendo a controle internacional da Amazônia como exigem as grandes corporações.“Não vamos conseguir resolver o problema do clima, da crise ambiental global, se não houver uma ação transversal, e que isso seja no governo, nas empresas e na sociedade, a sustentabilidade em todas as suas dimensões. Isso não acontece da noite do dia, não é mágica”.

Em Davos ficou evidente que o PT legitimou a imposição operada pela Governança Global do Capital Financeiro para que o Estado Nacional “decuplicasse” sua dívida pública para fazer frente com os onerosos custos da pandemia, primeiro o “auxílio emergencial”, depois os hospitais (abatedouros) de campanha, respiradores etc., e para finalizar com “chave de ouro” a compra bilionária das “eternas“ doses das vacinas experimentais, que matam muito mais do que imunizam. 

Obviamente Bolsonaro (já descartado em 2020 pela elite rentista tupiniquim), mesmo esboçando algum “resmungo”, seguiu direitinho a cartilha do Fórum de Davos (a face pública e social da Governança), acabando de falir o Estado nacional, queimando as reservas cambiais e triplicando a impagável dívida pública. 

Não poderia surgir, neste cenário potencialmente explosivo para os próximos anos, um elemento melhor do que o governo do tipo da Frente Ampla de colaboração de classes, totalmente alinhado com a Governança Global do Capital Financeiro.