domingo, 15 de janeiro de 2023

OTAN PROMOVE GUERRA POR PROCURAÇÃO CONTRA A RÚSSIA: REINO UNIDO ENVIA TANQUES CHALLENGER 2 E HELICÓPTEROS APACHE COM MÍSSEIS HELLFIRE À UCRÂNIA

O tabloide Mirror revelou que o Reino Unido enviará pelo menos quatro helicópteros Apache armados com mísseis Hellfire à Ucrânia. A mídia britânica ainda sugere que as aeronaves serão uma "virada de jogo" no campo de batalha, que mudará a sorte de Kiev. A imprensa ressalta que os helicópteros serão implantados apenas após a entrega dos tanques para operarem em território ucraniano. Anteriormente, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou o envio de um esquadrão de tanques Challenger 2 e sistemas de artilharia para a Ucrânia. 

A embaixada russa em Londres afirmou que o envio de tanques britânicos intensificará o conflito, mas não ajudará as forças ucranianas. Moscou diz que envio de tanques britânicos para Ucrânia 'envolve Londres cada vez mais no conflito'

O Reino Unido oficializou neste sábado (14) o envio de tanques Challenger 2 para Ucrânia através de um pronunciamento do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

A chancelaria russa reagiu à ação britânica e disse que decisões como essas vão prolongar as hostilidades.

"O envio de tanques dificilmente aproximará o fim das ações de combate, pelo contrário, contribuirá para a sua intensificação, provocando novas mortes, nomeadamente entre civis. Com o envio de tanques e armas, Londres se envolve cada vez mais no conflito, que pretende prolongar", disse a Embaixada da Rússia no Reino Unido.

Moscou já enviou notas de protesto a todos os países que fornecem armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, alertou que qualquer remessa de armas para Kiev se tornará um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou que as tentativas de saturar a Ucrânia com armas não favorecem o andamento das negociações e terão um impacto negativo na situação.