sexta-feira, 26 de maio de 2023

SÉRVIA DECLARA ESTADO DE MÁXIMA PRONTIDÃO MILITAR: KOSOVO É "CABEÇA DE PONTE" DA OTAN E DO IMPERIALISMO IANQUE

O Presidente da Sérvia, Alexander Vucic, declarou esta sexta-feira o estado de prontidão militar máxima do Exército do país devido aos confrontos ocorridos no norte da autoproclamada república do Kosovo. Da mesma forma, Vucic exortou a OTAN, que desde 1999 destaca um contingente de manutenção da paz no Kosovo (KFOR), a "cessar urgentemente a violência" contra os sérvios na região. A decisão do presidente sérvio, que implica a deslocação de tropas para a fronteira administrativa com o Kosovo, surgiu depois de unidades das forças especiais kosovares terem tentado arrombar o edifício administrativo do município de Zvecan. No assalto, os homens uniformizados usaram gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral.

LEIA TAMBÉM: APÓS A DESTRUIÇÃO DA ANTIGA IUGOSLÁVIA: ESTADO FANTOCHE DE KOSOVO QUER ENTRAR NA OTAN

A chegada dos agentes kosovar foi acompanhada pelo som de sirenes em outras cidades como Leposavic, Mitrovica e Zubin Potok, localizadas no distrito de Mitrovica. O canal RTS detalha, citando as suas fontes, que os assaltantes planejavam colocar a bandeira que simboliza a indepaendência do Kosovo na sede da administração municipal de Zubin Potok. Enquanto isso, uma multidão de moradores de Leposavic se reuniu na praça principal e bloqueou o tráfego em ambas as direções, além de erguer barricadas para impedir a possível tomada do prédio municipal por agentes kosovares.

Por sua vez, a Polícia Kosovar justificou suas ações provocativas argumentando que está "ajudando os prefeitos a exercerem seu direito de trabalhar em prédios municipais oficiais". "A Polícia do Kosovo, de acordo com as autorizações legais e constitucionais, desenvolve as suas ações de polícia para garantir a segurança, manter a ordem e a segurança pública, bem como tomar medidas policiais para prevenir qualquer atividade criminosa", lê-se no comunicado oficial.

Enquanto isso, o ministro da Defesa sérvio, Milosh Vucevic, descreveu a situação como "dramática". "Alguém deve entender que o que [o primeiro-ministro kosovar] Albin Kurti está nos levando a linhas vermelhas, a um colapso total do diálogo ", disse o ministro, segundo a RTRS.

Este novo ciclo de tensão no norte de Kosovo, densamente povoado por sérvios étnicos, ocorre dois meses após uma reunião entre Vucic e o primeiro-ministro kosovar Albin Kurti. Embora no encontro, promovido pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, as partes tenham chegado a acordo sobre a forma de pôr em prática o plano ocidental para a normalização das relações apresentado em fevereiro, Pristina e Belgrado não assinaram qualquer documento.

Entre as principais condições do acordo no final de fevereiro estão o reconhecimento mútuo dos respetivos documentos e símbolos da Sérvia e do Kosovo, incluindo passaportes, matrículas e outros. Além disso, as partes concordam em resolver qualquer disputa exclusivamente por meios pacíficos, sem recorrer à ameaça ou uso da força.

Nenhuma das partes representará a outra internacionalmente ou agirá em seu nome. A Sérvia não se oporá à adesão do Kosovo a qualquer organização internacional. Kosovo se separou de fato da Sérvia durante a guerra no final dos anos 1990, depois que a OTAN liderada pelos Estados Unidos lançou uma campanha de bombardeio contra o país em 1999.

Washington e muitos de seus aliados reconheceram Kosovo como um estado soberano depois que seu parlamento votou para declarar a independência formal em 2008, mas a Sérvia e várias nações, incluindo Rússia, China e Espanha, não o fizeram.