terça-feira, 23 de maio de 2023

PROVOCAÇÃO IMPERIALISTA EM KOSOVO: EXERCÍCIOS ILEGAIS DA OTAN COM O "DEFENDER EUROPE" SÃO UMA AGRESSÃO CONTRA A SÉRVIA 

Os Exercícios da OTAN que envolvem 24.000 militares de países-membros da Aliança Imperialista e 1.300 militares das Forças de Segurança do Kosovo (KSF), que ocorrem em todo o território do Kosovo e Metóquia, são um mau sinal para os sérvios do Kosovo e violam todas as normas e resoluções legais. A autoproclamada República do Kosovo hospeda de 21 de maio a 2 de junho o Defender Europe 2023, o maior exercício tático da OTAN já realizado no território da província. Das manobras lideradas pelos EUA participam militares da Albânia, Turquia, Macedônia do Norte e Croácia.

LEIA TAMBÉM: ALERTA DE MOSCOU AO GOVERNO DA SÉRVIA: “PERIGOSA SITUAÇÃO NO KOSOVO SE ASSEMELHA À CRISE DO DONBASS NA UCRÂNIA ANTES DO CONFLITO ARMADO”

"Trata-se de uma grave violação do direito público internacional e da resolução 1244 do Conselho de Segurança. De acordo com o documento, as únicas forças armadas que podem estar no Kosovo e Metóquia devem fazer parte da KFOR [Força do Kosovo]. E não como parte da OTAN ou KSF, e muito menos dos exércitos da Albânia, Turquia, EUA […] E somente como parte das forças sob o mandato do Conselho de Segurança da ONU. Portanto, se este Conselho enxerga alguma coisa, eles devem dizer unanimemente que o exercício não pode ser conduzido porque é uma violação da resolução 1244 da ONU", ressaltou a imprensa sérvia.

O governo fantoche de Kosovo declarou que “Está orgulhosamente com os EUA e outros aliados enquanto hospedamos o Defender Europe 2023. Este exercício militar é um lembrete de que nossa força não está apenas em nossas capacidades de defesa, mas também nas alianças que construímos e nos valores compartilhados que cultivamos”.

Esta não é a primeira vez que se realizam manobras no Kosovo, mas é a primeira vez que Pristina hospeda os exercícios, e com isso o Ocidente expressa aos albaneses do Kosovo um claro apoio, dá-lhes peso e significado como uma força que é supostamente capaz e tem condições para realizar um evento tão importante.

Além disso os países ocidentais estão enviando uma mensagem aos opositores que não apoiam a soberania do Kosovo que ele "já se tornou independente e cresceu como um Estado, cresceu para ficar lado a lado com membros importantes da OTAN".

Esse é o seu interesse, e é outro indicador de que eles não estão interessados nos interesses nacionais da Sérvia e do povo sérvio, mas apenas em seus objetivos geopolíticos.