terça-feira, 30 de maio de 2023

HÁ TRÊS ANOS DA MORTE DO GENIAL EVALDO GOUVEIA: A BOÊMIA E A CULTURA MUSICAL PERDIAM SEU ÚLTIMO BOÊMIO 

O Blog da LBI prestando uma homenagem ao grande ícone da música brasileira, Evaldo Gouveia, no terceiro aniversário de sua morte, reproduz uma “carta despedida” escrita por seu amigo Candido Alvarez logo quando soube de sua “viagem final” em pleno ápice da farsa pandêmica que pretendeu isolar as pessoas do convívio social e atomizar as lutas das massas populares. 

—————————————————

 “Hoje me despeço do amigo e mestre genial da nossa música, um gigante compositor e seresteiro que infelizmente teve sua imensa obra pouco reconhecida no panteão dos melhores autores nacionais. Ainda jovem saiu de Iguatu para ganhar as noites cariocas, onde reinou como um boêmio com B maiúsculo.

Companheiro de juventude de minha mãe na pequena Iguatu, Evaldo ria generosamente quando eu brincava com ele sobre o flerte que teve com  “Elzinha” na escola ginasial na pequena cidade do centro sul cearense. Evaldo nos deixa um enorme legado musical, foi um dos gênios de sua época, ao lado do fiel parceiro Jair Amorim e de novos companheiros de composições como Fausto Nilo.

Adeus Evaldo, você viverá eternamente em suas canções e na voz de de cada boêmio que entoar suas músicas nas noitadas estóicas, onde você de alguma forma também estará presente!”

Candido Alvarez, editor chefe do Jornal Luta Operária

30/05/2020