quinta-feira, 11 de maio de 2023

“PESADELO AMERICANO”: DEMOCRATA BIDEN ENVIA 24 MIL SOLDADOS PARA FRONTEIRA COM O MÉXICO A FIM DE REPRIMIR DURAMENTE OS IMIGRANTES

Diante do fluxo migratório, o governo Democrata Biden militarizou o lado norte-americano da fronteira com o México com 24 mil soldados. Com a vergonhosa colaboração do governo Obrador, as forças repressivas norte-americanas estão tentando controlar o aumento do fluxo de migrantes, que aspiram entrar naquele país antes que o Título 42 expire. De acordo com a imprensa, o Departamento de Defesa enviou 4.000 soldados, a Patrulha de Fronteira e outras agências federais alocaram 10.000, e o governador do Texas, Greg Abbott, destacou 10.000 soldados da Guarda Nacional. 

LEIA TAMBÉM: MILITARIZAÇÃO TOTAL DA FRONTEIRA DOS EUA COM O MÉXICO: BIDEN E OBRADOR JUNTOS NA REPRESSÃO AOS IMIGRANTES

O governo dos EUA estimou que El Paso, Brownsville e Laredo serão pontos críticos e estimou a chegada de até 12.000 migrantes por dia, número que supera sua capacidade de acolhê-los ou deportá-los. 

Em entrevista coletiva na véspera, o secretário do Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, enfatizou que "nossas fronteiras não estão abertas, que cruzar irregularmente é ilegal e que quem não cumprir os requisitos para receber ajuda será impedido rapidamente de entrar." 

O Título 42 foi adotado durante a administração de Donald Trump (2017-2021) e o presidente Biden o manteve. Permite a expulsão de migrantes supostamente para controlar a situação de saúde gerada pela pandemia de Covid-19. Por sua vez, o Título 8 considera “incapazes” de solicitar asilo os migrantes que cruzam irregularmente e não o solicitaram em um terceiro país durante sua viagem aos EUA e não cidadãos podem ser deportados para seu país de origem”. 

Com o Título 42, um migrante pode tentar cruzar várias vezes sem ir a julgamento, mas sob o Título 8, o migrante é penalizado e deportado. Se a pessoa repetir, enfrentará acusações criminais e, se o fizer mais de uma vez, será preso ou banido por até cinco anos. 

Além de militarizar a fronteira sul, os Departamentos de Segurança Interna e de Estado anunciaram a abertura de cem centros regionais de processamento de migrantes e estão realizando uma campanha de comunicação e repressão em espanhol para dissuadir as pessoas do projeto de entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Na noite de quarta-feira, agentes da Guarda Nacional e do Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) realizaram um exercício de segurança e contenção de migrantes no porto internacional de San Ysidro. 

O exercício, que pôde ser visto da cidade mexicana de Tijuana, procurou medir a capacidade dos agentes de bloquear o acesso no caso de uma tentativa massiva de travessia de migrantes. Também nesta quarta-feira, várias dezenas de migrantes que estavam na cidade de El Paso (Texas) foram transferidos para outros centros de processamento no interior dos Estados Unidos.