sábado, 20 de maio de 2023

G7 ANUNCIA NOVAS SANÇÕES CONTRA RÚSSIA: BIDEN, ZELENSKY E LULA JUNTOS EM OPOSIÇÃO A PUTIN

O fantoche da OTAN na Ucrânia, o neofascista Zelensky, comparecerá no domingo à reunião de cúpula do G7 que ocorre em Hiroshima, onde as principais potências imperialistas definiram novas sanções contra a Rússia e os Estados Unidos abriram caminho para a autorização da entrega de caças F-16 à Ucrânia. Lula, o "poodle" do imperialismo ianque, se fez presente como "convidado" para apoiar essas medidas contra Moscou.

A visita de Zelensky, que não havia sido anunciada, dará ao ucraniano a oportunidade de se reunir com os líderes das sete economias mais industrializadas (Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Reino Unido, Alemanha e Itália), que apoiam financeira e militarmente o seu país contra a invasão russa, além de conversar pessoalmente com Lula, vassalo da Casa Branca.

O fantoche da OTAN ucraniano se reunirá, entre outros, com o chefe de Estado americano, Joe Biden, segundo confirmou o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, sem detalhar quando aconteceria o encontro. "O presidente [Biden] espera a oportunidade de poder se sentar tête-à-tête" com Zelensky, afirmou Sullivan em Hiroshima.

Biden manifestou estar disposto a apoiar os programas de treinamento de pilotos ucranianos para os caças F-16. "À medida que a capacitação se desenvolver nos próximos meses, nossa coalizão de países que participam deste esforço decidirá quando fornecer aviões, quantos serão fornecidos e para onde serão destinados", disse um funcionário do alto escalão da Casa Branca.

Zelensky expressou satisfação com o anúncio dos Estados Unidos. É "uma decisão histórica", que "reforçará nossas forças armadas" no espaço aéreo ucraniano, tuitou, afirmando que deseja "discutir a aplicação prática" do plano.

Vários países europeus, como Reino Unido e Holanda, anunciaram nesta semana que vão trabalhar em uma "coalizão internacional" para que a Ucrânia receba caças F-16. A entrega dos aviões, de fabricação americana, requer a autorização de Washington.

Em Hiroshima, cidade vítima do primeiro bombardeio atômico da História, em 1945, os líderes do G7 anunciaram um endurecimento de suas sanções contra a Rússia e expressaram preocupação com o aumento do armamento nuclear chinês.

O G7 também anunciou medidas para "privar a Rússia da tecnologia, equipamento industrial e serviços do G7 que sustentam sua máquina de guerra" em território ucraniano. O pacote inclui restrições às exportações de produtos "críticos para a Rússia no campo de batalha", além de medidas contra entidades acusadas de transportar material para o front a favor de Moscou.

Horas antes, o governo dos Estados Unidos anunciou que restringiria o acesso da Rússia a "produtos necessários para suas capacidades de combate", com a proibição das exportações a 70 entidades russas e de outros países.

A Índia, ao lado do Brasil e da Indonésia, está entre os oito países não integrantes do fórum que foram convidados ao encontro de Hiroshima. O vassalo Lula da Silva, o velho pelego traidor, faz parte desse trio. Em resumo, teremos Biden, Lula e Zelensky juntos no G7 contra Putin!