domingo, 7 de maio de 2023

LULA, “POODLE” DO IMPERIALISMO IANQUE... AUTORIZA PELA PRIMEIRA VEZ EXERCÍCIOS MILITARES DE UM BATALHÃO ESPECIAL DOS EUA NA AMAZÔNIA

O governo Lula autorizou o Exército dos Estados Unidos a enviar, segundo notícia no site do Exército Brasileiro, mais de 300 militares para a Amazônia a fim de participarem do Exercício CORE 23 (Combined Operation andRotation Exercise) nos meses de outubro e novembro deste ano. O exercício, que ocorrerá nos estados do Pará e Amapá, tem como objetivo "desenvolver liderança e aprimorar as habilidades técnicas dos militares" em um evidente ato de vassalagem aos EUA. O novo comandante do Exército para a região norte do Brasil declarou que o governo quer priorizar a realização de exercícios militares com os EUA na região da Amazônia. Durante seu discurso de posse, no 2º Batalhão de Infantaria da Selva (2º BIS), na cidade de Belém, o general Luciano Guilherme Cabral Pinheiro destacou que um dos principais projetos da nova gestão será a Operação CORE 23, realizada com o Exército dos Estados Unidos: “Essa operação é uma das que vão ocorrer. Será o coroamento do nosso ano de instrução. É a primeira vez que será realizado na região amazônica”. Trata-se de mais capitulação vergonhosa do “poodle” Lula ao imperialismo ianque e ao Pentágono, colocando a Amazônia cada vez mais sob o controle dos EUA.

Cinicamente, o Tenente-Coronel Alexandre Grangeiro de Lima, Comandante do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, destacou a importância desses treinamentos: “Atividades como esta são importantes para verificar o nível de operacionalidade da tropa, mantendo um alto nível de coesão e prontidão para o combate”. Além dos treinamentos, os militares receberam o apoio do Centro de Psicologia Aplicada do Exército para atuar em operações tanto no território brasileiro quanto no território norte-americano.

O Exército Brasileiro verificou a prontidão de uma tropa formada por diversas unidades do Comando Militar do Norte (CMN) como preparação para o exercício CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), que será realizado com o Exército dos Estados Unidos da América no segundo semestre deste ano.

Composta como Força-Tarefa, a tropa é formada por 424 militares de unidades como o 52º Batalhão de Infantaria de Selva, o 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, o 23º Batalhão Logístico de Selva, a 23ª Companhia de Comunicações de Selva e a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva. Na verificação da prontidão, foram inspecionados o efetivo e os diversos materiais de emprego militar, tais como veículos, armamentos e material de apoio de saúde. 

O CORE 23 é um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos da América previsto para acontecer nos meses de outubro e novembro de 2023 e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. 

A atividade, segundo o governo Lula, tem como objetivos manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos, uma prova evidente que estão entregando o controle da Amazônia para os EUA!