sábado, 13 de maio de 2023

OTAN X RÚSSIA: ENTREGA DE MÍSSEIS DE LONGO ALCANCE PARA A UCRÂNIA É ENVOLVIMENTO “SEM PRECEDENTES” DA ALIANÇA IMPERIALISTA NA GUERRA

A Rússia sublinhou que se defenderá das ameaças vindas do suprimento de mísseis de longo alcance Storm Shadow, dados pelo Reino Unido à Ucrânia. Moscou reserva o direito de tomar todas as medidas para neutralizar as ameaças que possam surgir do uso de mísseis Storm Shadow por Kiev, declarou nesta sexta-feira (12) o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Na quarta-feira (10) o Reino Unido via a OTAN anunciou que transferiria mísseis de cruzeiro Storm Shadow para a Ucrânia, sendo que o alcance da versão de exportação é de cerca de 250 km. Trata-se um envolvimento "sem precedentes" da OTAN na guerra que deve ser rechaçado pela vanguarda internacionalista!

"Consideramos essa decisão como mais uma medida extremamente hostil de Londres com o objetivo de encher ainda mais a Ucrânia com armas e que aproxima uma grave escalada da situação na área da operação militar especial. A entrega de sistemas de mísseis de longo alcance e de alta precisão para o regime de Kiev confirma claramente o nível sem precedentes do envolvimento do Reino Unido no conflito ucraniano", indica a declaração.

"O lado russo se reserva o direito de tomar todas as medidas necessárias para neutralizar as ameaças que possam surgir do uso de mísseis de cruzeiro britânicos pela Ucrânia. Toda a responsabilidade pelas consequências da atividade destrutiva de Londres recai inteiramente sobre os autores e perpetradores desta ação imprudente", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, na Rússia. Uso editorial apenas, sem arquivo, sem uso comercial, 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2023

Panorama internacional

MRE russo: declarações do chefe da inteligência ucraniana sobre assassinato de russos é terrorismo

O ministério observou que o Reino Unido, "jogando com a geopolítica e buscando se estabelecer como líder informal da OTAN na trilha ucraniana, e um adversário irreconciliável da Rússia", está pronto para cruzar quaisquer limites e levar o conflito a um nível fundamentalmente novo em termos de destruição e vítimas humanas.