segunda-feira, 22 de maio de 2023

VITÓRIA CONTRA A OTAN NA GUERRA DA UCRÂNIA: FORÇAS RUSSAS LIBERTAM A ESTRATÉGICA CIDADE DE ARTYOMOVSK

Ontem (20/05) a cidade de Bakhmut (Artyomovsk) “caiu” nas mãos do exército russo que recuperou a região das mãos dos fantoches da OTAN. A cidade, localizada no Donbass, tornou-se palco de alguns dos combates mais longos e intensos da Guerra da Ucrânia.

Artyomovsk se constitui em um centro de transporte que era utilizado até aqui para o abastecimento das tropas ucranianas que atuam na região do Donbass, região que tem como principais cidades Donetsk e Lugansk, na qual suas populações decidiram se desligar do regime discriminatório neofascista de Kiev, e avança para a libertação depois que a região e seus habitantes se viram sob ataques e ameaças por sua fala e cultura russas, herdada de pais e avós.

Em referendos nas duas cidades (Donetsk e Lugansk, agora capitais das Repúblicas Populares de mesmo nome) e em outras da região do Donbass, a ampla maioria decidiu se incorporar à Federação da Rússia, uma vez que até a sua língua majoritária foi criminalizada pelo discricionário regime de Kiev, que, aliás, chegou ao poder com a destituição do governo legal da Ucrânia, através do golpe de 2014, com apoio e intervenção direta da Casa Branca.

As tropas ucranianas que defendiam a cidade, que eram formadas por mercenários poloneses e georgianos, fugiram pelas florestas do sul e o último quarteirão da cidade foi totalmente libertado.

No Japão, Zelensky admitiu aos jornalistas a derrota de suas tropas em Bakhmut após uma sangrenta batalha que durou oito meses. Na outra manhã após a vitória, Putin parabenizou as tropas de Wagner e o exército regular pela libertação da cidade, que a Rússia chama pelo nome da era soviética: Artyomovsk.

Em um comunicado publicado no site do Kremlin, Putin diz que a batalha (a mais longa da guerra de 15 meses) terminou em vitória, e todos aqueles que se destacaram nela receberão condecorações oficiais.

Na próxima semana, os combatentes de Wagner entregarão o controle da cidade a unidades regulares do exército russo, que se encarregarão de fortificar e reforçar as linhas de defesa. O controle de Bakhmut permitirá ao exército russo realizar novas operações ofensivas contra as posições do exército ucraniano.