sexta-feira, 13 de maio de 2022

DECLARAÇÃO DAS ENTIDADES DO MOVIMENTO NEGRO NORTE-AMERICANO DIANTE DA GUERRA NA UCRÂNIA: “DESMANTELAR AGORA A OTAN! O IMPERIALISMO IANQUE É O PRINCIPAL INIMIGO DA SOBERANIA DOS POVOS DE TODO O MUNDO”

A atual guerra na Ucrânia ameaça mergulhar o mundo em um desastroso confronto nuclear. Desinformação, mentiras e propaganda dos Estados Unidos e outros meios de comunicação ocidentais visam desinformar milhões de pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo para ver a Rússia como o agressor, enquanto ocultam o papel dos Estados Unidos neste conflito. Um excelente exemplo dessa manipulação é que a mídia corporativa não tem sido honesta sobre o papel maciço que os Estados Unidos desempenharam na facilitação de um golpe de 2014 na Ucrânia que derrubou o presidente democraticamente eleito do país e canalizou o apoio às forças neonazistas simpáticas aos interesses dos Estados Unidos e a União Europeia, ajudando-os a chegar ao poder.

Nós, as organizações abaixo-assinados do Movimento de Libertação Negra e as várias organizações e movimentos de massa que lutam por justiça nos Estados Unidos, apelamos a todas as comunidades negras, mestiças e indígenas pacíficas para condenar e se opor ao envolvimento dos EUA na Ucrânia e em toda a Europa por meio de seus vários interesses empresariais e políticos e seu braço militar, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Nós, os negros que vivem nos Estados Unidos, somos um povo oprimido de ascendência africana dentro dos Estados Unidos. Nos foi negado o direito à moradia, alimentação, remédios, ar puro, ambiente saudável, educação e salários decentes. Nossas avós tomam decisões difíceis todos os meses entre manter a eletricidade ou poder pagar pela insulina. Como 13% da população americana, enfrentamos níveis desproporcionais de repressão policial violenta e representamos 40% dos prisioneiros americanos. São essas forças da elite e da classe dominante capitalista dos EUA que estão moldando as políticas de expansão da OTAN através das fronteiras de 20.000 km da Rússia, da Ásia Central à Europa Oriental e à Ucrânia.

Além disso, condenamos a flagrante hipocrisia do governo dos EUA como um poder imperialista e patriarcal predatório que invadiu e minou muitos países para mudanças de regime e golpes para controlar a política, a riqueza e os recursos naturais dessas nações. Os Estados Unidos são a maior e mais forte potência imperialista do mundo e invadiram repetidamente outras nações como Granada (1983), Afeganistão (2001), Iraque (2003), Líbia (2011) e pelo menos 21 outros países desde 1945. O braço militar dos Estados Unidos no continente africano é conhecido como Africom, uma força que fomenta a violência e a instabilidade para manter os interesses comerciais dos EUA em toda a África.

Nessas guerras imperialistas, são as famílias negras, mestiças, indígenas, operárias e pobres que sofrem as perdas de deslocamento, morte de entes queridos e outras formas de agonia. Os negros deste país lutaram em todas as guerras americanas enquanto nossas famílias e comunidades continuam a sofrer os estragos do ódio, discriminação, pobreza, doença e morte. No conflito ucraniano, o racismo mostra sua cara feia na negação dos direitos de imigração para africanos e outros não-brancos que procuram escapar da degradação e violência desse conflito, bem como para todos os outros que vivem na Ucrânia.

Nos unimos aos povos negros e mestiços de outros países da África, Ásia, Caribe e América Latina na defesa do direito de todas as nações à soberania e segurança, incluindo a Rússia, que historicamente foi invadida pelas forças do imperialismo e do fascismo através de suas fronteiras várias vezes no século XX. O povo russo perdeu milhões de vidas para derrotar o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, lutando contra a invasão nazista de Hitler à URSS em 1941. Essa história de invasões no território da Rússia também está na raiz de suas preocupações sobre sua segurança. que desencadeou esta guerra.

Apelamos a todas as comunidades e organizações de justiça e paz para que adotem e assinem esta declaração pedindo o desmantelamento da OTAN, o fim do apoio dos EUA à guerra na Ucrânia e o cancelamento de bilhões de dólares em ajuda militar ao governo neofascista de Zelensky. Esses fundos militares enviados para a Ucrânia devem ser redirecionados para as necessidades das pessoas pobres dentro dos Estados Unidos para assistência médica universal, assistência infantil universal, moradia acessível, educação, pagamento de todas as dívidas de empréstimos estudantis, aluguel mínimo e outras necessidades básicas humanas.

Assinam essa declaração:

Nova Organização do Povo Africano

Partido Revolucionário de Todos os Povos Africanos

Novo Partido da Independência Africana

Ação Comunitária Pan-Africana

Imam Jamil Rede de Ação

Iniciativa Negra de Unidade Nacional-NBLM