sexta-feira, 27 de maio de 2022

“PRINCIPISMO” DO PSTU SÓ VALE ATÉ O 1º TURNO... DEPOIS OS FARSANTES MORENISTAS IRÃO APOIAR O “BECO SEM SAÍDA” DA CONCILIAÇÃO DE CLASSES (LULA/ALCKMIN)

No Editorial “Contra Bolsonaro, a via da conciliação de classes é beco sem saída” (25.05) o PSTU nos diz que “Voto útil é fortalecer uma alternativa socialista”. Então porque o mesmo PSTU irá votar em Lula no 2º turno? Os Morenistas nos dizem que seria “para derrotar Bolsonaro”. O que vemos nesse raciocínio é um completo oportunismo eleitoral, na medida que o “principismo” do PSTU só vai até 1º turno, depois se “esquece” que “a alternativa representada por Lula e Alckmin não é uma solução aos trabalhadores, mas uma armadilha. Um projeto capitalista palatável a banqueiros, multinacionais e grandes empresários que não muda em profundidade a desigualdade que temos aqui há 500 anos.” (Editorial Opinião Socialista). Em resumo, até o 1º turno, a candidatura Lula-Alckmin é um "beco sem saída"... já no 2º turno a dobradinha burguesa petucana será apresentada como uma "ferramenta para derrotar a direita", ou seja, os Morenistas então recorrem a velha fórmula da esquerda reformista para justificar suas alianças com os partidos burgueses.

Cinicamente o PSTU afirma que “Chamar voto em Lula e Alckmin no 1º turno não é um ‘voto útil’ para derrotar Bolsonaro. Até porque não vamos derrotar a ultradireita e as ameaças autoritárias meramente nem principalmente via eleições, em aliança com os mesmos bilionários para os quais Bolsonaro e Guedes governam”. Já no 2º turno... essa lição não vale!

O PSTU ainda nos “ensina” que “Um voto útil aos trabalhadores, à juventude e ao povo pobre é o que fortalece uma alternativa independente, socialista e revolucionária. Um projeto de destruição desse sistema que nos explora e oprime e de defesa de uma outra sociedade”. Entretanto o mesmo PSTU vai votar na dobradinha burguesa Lula e Alckmin no 2º turno, integrando a frente ampla burguesa de conciliação de classes. Não serão os votos de Vera que garantirá a vitória de Lula, ainda assim o PSTU irá se disciplinar pela Frente Popular.