quarta-feira, 11 de maio de 2022

NOVA ESQUERDA BURGUESA EM "AÇÃO" NO CHILE: BORIC ORDENA REPRESSÃO DOS CARABINEIROS AOS OPERÁRIOS QUE PROTESTAVAM EM REFINARIA

Impondo o tacão da repressão estatal... assim governa a nova esquerda burguesa no Chile . Uma tropa de Carabineiros reprimiu operários terceirizdos ontem (09.05) na entrada da refinaria da Enap (Companhia Nacional do Petróleo) através do uso da força contra os trabalhadores. A ordem foi dada delegada presidencial regional de Biobío (a autoridade designada por Boric para atuar como seu representante natural e imediato), Daniela Dresdner. Com uma repressão que incluiu caminhões pipa, gás lacrimogêneo e uma série de prisões, a polícia conseguiu liberar o acesso à refinaria atacando os trabalhadores. Essa é a gestão burguesa de Boric apoiada por toda esquerda domesticada mundial.

“É assim que o governo nos paga, o mesmo governo em que você votou, hoje é assim que nos paga, com repressão. Todos aqueles que votaram no (Gabriel) Boric, hoje estão recebendo isso em troca”, disse Víctor Sepúlveda, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Subcontratados.

Os trabalhadores disseram que o atual presidente, Gabriel Boric, assinou um documento de compromisso em setembro de 2021 para dar respostas às suas demandas. A empresa ENAP (estatal) havia anunciado no fim de semana a paralisação das operações em decorrência dos bloqueios como forma de pressionar o fim das mobilizações e não responder às demandas dos trabalhadores.

Os trabalhadores terceirizados vêm buscando renegociar as condições de trabalho que estavam congeladas desde 2017, quando foi assinado o último acordo com a empresa ENAP. Conforme apontado pelo sindicato, os trabalhadores terceirizados recebem salários e benefícios menores para prestarem os mesmos serviços que um trabalhador regular da fábrica.