segunda-feira, 23 de maio de 2022

DORIA DESISTE DA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA APÓS SER RIFADO PELO PSDB: CASA BRANCA APOSTA SUAS FICHAS EM LULA E NÃO NA FALIDA “TERCEIRA VIA”

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência no início da tarde desta segunda-feira (23). Doria enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da moribunda "terceira via" (MDB e Cidadania). Ele declarou "Para as eleições deste ano me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve". A decisão do tucano foi anunciada um dia antes de a executiva do PSDB se reunir para definir como o partido se posicionará na disputa presidencial de outubro, possivelmente uma aliança em torno do nome de Simone Tebet que não tem qualquer apelo popular só para cumprir tabela.  Agora tende a ganhar peso a aproximação Lula com setores do PSDB para construir uma frente ampla burguesa que inclua setores do tucanato. Lula e os tucanos estão informalmente fortalecendo os laços políticos para a eleição presidencial de 2022, avançando na frente ampla burguesa que vai de alas do PSDB, setores do Centrão, passando pelo PT, PSOL, PCdoB e... abarcando até o PCO de Rui Pimenta.

LEIA TAMBÉM: DO PCO, PASSANDO PELO PSOL E CHEGANDO AO PSDB “AUTÊNTICO”... TODOS SÃO LULA LÁ!

Dória, o homem que se apresentou como o “maior defensor da ciência” na pandemia ao estabelecer via o Butantã a compra da Coronavac no Brasil, parece que foi “premiado” com o esvaziamento de sua candidatura presidencial. A Big Pharma e a Casa Branca não gostaram nem um pouco que a “vacina chinesa” fosse concorrente da Pfizer em território nacional.

Um elemento claro e inequívoco do apoio político do imperialismo a Lula, é o naufrágio de todas as tentativas de “colar” uma terceira via nas próximas eleições. A famiglia Marinho está totalmente engajada no “cancelamento” dos “alternativos”, seja o reacionário oligarca Ciro, Moro ou o tucano Dória, como vimos agora.