quarta-feira, 25 de maio de 2022

“JUSTIÇA” POLONESA PRORROGA POR MAIS TRÊS MESES PRISÃO ARBITRÁRIA DE PABLO GONZÁLEZ: PELA LIBERDADE IMEDIATA DO JORNALISTA ENCARERADO POR ORDEM DA OTAN!

A "Justiça" polonesa decidiu prorrogar por mais três meses a prisão arbitrária do jornalista espanhol Pablo González, enquanto seu advogado já anunciou que apresentará um recurso contra a decisão do tribunal durante os próximos sete dias. "A decisão do tribunal de hoje não é final, mas é executável , o que significa que o Sr. González continua detido", relatou Bartosz Rogala, seu advogado na Polônia. Da mesma forma, denunciou que o Ministério Público não lhe permitiu acessar os relatórios com a nova documentação do caso em que o jornalista foi encarcerado por ordem direta da OTAN acusado de espião russo! O Blog da LBI se soma a campanha internacional exigindo sua liberdade! #FreePabloGonzález

Pablo González é um jornalista que colabora regularmente com meios de comunicação espanhóis como Público ou La Sexta. Ele foi preso na Polônia em 28 de fevereiro, poucos dias após o início da guerra na Ucrânia, enquanto cobria a crise dos refugiados.

Desde sua prisão, ele foi mantido incomunicável e não conseguiu estabelecer contato com sua família. Familiares e amigos lançaram uma campanha de recolha de assinaturas , que já recolheu mais de 37 mil, com a qual pretendem dar visibilidade ao seu caso e exigir que sejam respeitados os direitos humanos do repórter.

González foi preso sob a acusação  de espionagem para a Rússia, de acordo com um comunicado do governo polonês, pelo qual ele pode enfrentar uma sentença de 10 anos de prisão. "Ele realizou operações em benefício da Rússia, beneficiando-se de seu status de jornalista, o que lhe permitiu viajar livremente pelo mundo e pela Europa, incluindo áreas de conflito militar e territórios marcados por tensões políticas", diz o texto divulgado por as autoridades polacas e que não fornece pormenores sobre as provas apresentadas.

No entanto, sua equipe de advogados nega as acusações e inúmeras organizações jornalísticas e de direitos humanos denunciaram seu caso. "Constrangidos com a prorrogação da prisão provisória de Pablo González, acreditamos que é hora de conhecer o fundamento da grave acusação contra ele. Um jornalista comunitário detido por seis meses em outro país da comunidade de maneira tão opaca é uma grave anomalia", críticas dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF).