quinta-feira, 26 de maio de 2022

DO PCO ATÉ CHEGAR AOS TUCANOS “HISTÓRICOS”... TODOS SÃO LULA LÁ!

O portal 247, que agrupa a esquerda Lulista, do PT ao PCO, nos informa eufórico que “Lula vai esperar PSDB 'arrumar a casa' antes de negociar apoio de tucanos históricos” e avisa “Após a saída de Doria da disputa presidencial, Lula e sua campanha avaliam que é hora de esperar o PSDB se reorganizar antes de iniciar conversas sobre alianças” (26.05). Ainda segundo o site “Lula quer esperar os tucanos ‘arrumarem a casa’ antes de procurar quadros históricos do partido. Membros da campanha petista avaliam que há chances maiores de nomes como Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Teotônio Vilella apoiarem Lula já no primeiro turno. O ex-presidente petista focará em manter os canais de diálogo com o tucanato abertos. Recentemente ele telefonou para Fernando Henrique Cardoso, por exemplo.”

Lembremos que anteriormente Lula se encontrou com o ex-ministro e histórico nome do PSDB Aloysio Nunes, ligado diretamente a FHC. Segundo a imprensa “a ideia é formar uma espécie de mutirão de convergências para a campanha de 2022”. Não é a primeira vez que Lula se encontra com o ex-ministro da Justiça e da Secretaria Geral da Presidência da República do governo FHC. Os dois se encontraram outra vez ano passado e vêm mantendo conversas por telefone. A aproximação se dá pelo esforço de Lula para construir uma frente ampla burguesa que inclua setores do PSDB, como ex-tucano Alckmin. Lula e os tucanos estão fortalecendo os laços políticos para a eleição presidencial de 2022, avançando na frente ampla burguesa que vai do PSDB, setores do Centrão, passando pelo PT, PSOL, PCdoB e... abarcando até o PCO de Rui Pimenta.

Segundo o tucano “Conversei sobre o Brasil, os grandes desafios que nós temos e a necessidade de ter o mínimo de boa convivência para resgatar as convergências que foram muito positivas no passado e que serão mais do que nunca, necessárias no presente". Obviamente já costuram um governo burguês de união nacional... contra os trabalhadores

 

O PT já revelou historicamente que seu "norte" de acordos e conciliação é absolutamente suicida, desgraçadamente o PSOL e suas tendências internas não conseguem abstrair esta ácida lição da luta de classes. Quanto ao PCdoB nem precisa lembrar que seu papel recorrente é o mesmo do velho "Partidão", capachos da burguesia e coveiros da revolução em nome do "etapismo" stalinista.

 

 

Somente uma esquerda corrompida como o PCO, ainda tenta apresentar Lula como sendo uma candidatura legítima da classe trabalhadora, quando a realidade aponta exatamente o inverso. O PT deseja ser a opção preferencial do imperialismo ianque para as próximas eleições presidenciais, o nome da Casa Branca escolhido para derrotar o neofascista Bolsonaro, pelo menos está se esforçando muito nesta direção...

 

Alimentar ilusões em alianças inócuas e sem nenhuma base real de luta com frações da burguesia é preparar o caminho para novas derrotas do proletariado, à semelhança do que ocorreu nas últimas eleições onde a Frente Popular participou e legitimou o processo mais fraudulento de toda nossa curta história republicana.

 

Nossa tarefa tática no próximo período deverá ser a da recomposição de forças no campo operário e popular, na perspectiva da revolução socialista como a única vereda programática segura para conduzir a derrota da ofensiva atual.