domingo, 1 de maio de 2022

BALANÇO DOS ATOS DE 1º DE MAIO: PALANQUES ELEITORAIS DE LULA E BOLSONARO, DUAS CANDIDATURAS DO GRANDE CAPITAL CONTRA OS TRABALHADORES

Os dois principais atos de 1º de Maio do país ocorreram em São Paulo. A atividade Lulista convocada pela corrupta burocracia sindical comandada pela CUT foi muito esvaziada demonstrando a desconfiança da vanguarda classista com aliança burguesa do PT com Alckmin, uma frente ampla que vem sendo costurada com partidos burgueses de direita e golpistas. A direitista manifestação "verde amarela" na Avenida Paulista não teve a presença física do bufão Bolsonaro, mas seu vídeo empolgou as horas reacionárias que o apoiam. O fato é que eles representam duas faces do grande capital contra os trabalhadores.

Um prova do que afirmamos é que Lula pediu desculpas aos policiais, chacais dos trabalhadores enquanto Bolsonaro saudou as reacionárias FFAA e a PM. O petista declarou “Quando eu estava fazendo o discurso, eu queria dizer que o Bolsonaro só gosta de milícia, ele não gosta de gente. E eu falei que ele só gosta de polícia, não gosta de gente. E eu quero aproveitar para pedir desculpas aos policiais deste país, porque muitas vezes comete erros, mas muitas vezes salva muita gente do povo trabalhador e nós temos que tratá-los como trabalhador nesse país. E eu resolvi pedir desculpas junto a vocês, porque neste país o habitual é as pessoas não pedirem desculpa”, disse Lula.

Somente com a mudança radical de perspectiva política do movimento de massas poderemos derrotar o ajuste neoliberal que tanto Lula como Bolsonaro vão descarregar sob as costas dos Trabalhadores. 

Por esta razão diante do agravamento da crise do regime burguês os Marxistas publicitamos a necessidade de denunciar circo eleiroral burgueês, forjando embrionariamente a consciência dos exploradores na senda da construção de seu próprio poder estatal, o Governo Operário e Camponês, como um sinônimo político da Ditadura do Proletariado.