quinta-feira, 27 de junho de 2024

ESQUERDA CAIU NO CONTO DO “GOLPE MILITAR TRUCHO” TRAMADO PELO GOVERNO ARCE: É DEFENSORA EMPEDERNIDA DA DEMOCRACIA BURGUESA… 

Nota do POR boliviano
denuncia a farsa do pseudo Golpe Militar

Estava absolutamente claro para qualquer observador atento que a trama golpista em curso ontem (26/06) na Bolívia se tratava de uma completa farsa montada pelo desgastado governo burguês de Luis Arce. Como Marxistas Revolucionários temos que intervir na luta de classes sem o impressionismo pequeno-burguês ou caracterizações vulgares e apressadas, usamos a bússola da independência de classe para atuar com posições justas do ponto de vista dos interesses do proletariado mundial. O conjunto da esquerda reformista (PCO, PSTU, MRT e afins...) age no sentido oposto, caiu no conto do “golpe militar trucho” tramado pelo próprio Arce porque é defensora empedernida da democracia burguesa. Felizmente o próprio POR boliviano (do qual a LBI tem profundas divergências políticas) tanto que no Golpe de Estado contra Evo Morales em novembro de 2019 menosprezou a ação militar que derrubou efetivamente o governo do MAS agora nos dá plena razão e corretamente aponta não só o submetimento dos governos burgueses no país às FFAA há pelo menos 100 anos mas fundamentalmente denuncia a farsa do pseudo-golpe tramado por Arce. A nota do POR boliviano declara literalmente “O governo de Arce acaba sendo muito favorecido pela louca aventura do General Zúñiga, apelando às massas para que saiam em defesa da democracia burguesa, face ao perigo de um golpe de Estado. Zúñiga, no momento da prisão, declarou que foi o próprio Arce quem lhe pediu para armar repentinamente esta farsa.”

LEIA TAMBÉM: TEATRO DA DEMOCRACIA GOLPISTA NA BOLÍVIA: AÇÃO PATÉTICA DO COMANDANTE GERAL DO EXÉRCITO VISOU FORTALECER GOVERNO ARCE

O arco político da esquerda reformista atua como papagaio da mídia corporativa e assume pateticamente o papel de guardiões do regime político burguês. O bordão “É Golpe!” foi banalizado justamente porque serve aos interesses da Governança Global do Capital Financeiro para manter o circo da democracia dos ricos em pé sem que a esquerda aponte uma alternativa revolucionária. Foi assim na Bolívia quando um patético general colocou um blindado e alguns soldados na frente do Palácio Presidencial em La Paz auxiliado por dois ministros de Arce que ajudaram na midiática e frágil ação pseudo-golpista.

De nada adiantou vir a público ao vivo o vídeo de Arce ordenando que o general Zuñiga, já demitido do comando do exército, para que concluísse seu teatro e ordenasse que o soldados voltassem para o quarteis (no que foi prontamente atendido) a esquerda reformista continuou a sustentar acriticamente que o “golpe militar foi derrotado pela força do povo”, quando na verdade os trabalhadores quase não saíram às ruas tamanho o caráter burslesco da pretensa ação militar que se dissipou em apenas 4 horas e foi condenada até pelos EUA e a UE, em uma prova inconteste que não passou de uma encenação para dar um fôlego político ao governo burguês de Arce!