quinta-feira, 13 de junho de 2024

LULA DEFENDE A “PAZ” DITADA PELA OTAN: “EU NÃO FAÇO A DEFESA DO PUTIN. O BRASIL FOI O PRIMEIRO PAÍS A CRITICAR A RÚSSIA PELA INVASÃO DA UCRÂNIA” 

Lula, o vassalo de Biden, voltou a negar que defenda as posições do presidente russo Vladimir Putin em relação à guerra na Ucrânia. O velho pelego traidor declarou “Eu não faço a defesa do Putin. O Brasil foi o primeiro país a criticar a Rússia pela invasão da Ucrânia. O que não faço é ter lado. O meu lado é a paz” demonstrando que sua defesa da “paz” serve aos interesses da OTAN porque seria baseada na retirada das tropas russas da Ucrânia como desejam as potências imperialistas.

As declarações de Lula foram dadas enquanto ele explicava o porquê de não aceitar um convite para participar da Cúpula da Paz na Ucrânia, que será realizada neste fim de semana, nos dias 15 e 16 de junho na Suíça. A cúpula tem total apoio da Ucrânia e seus aliados ocidentais, que não convidaram representantes russos para participar do evento. China e Brasil também não irão, porém Lula insistiu que não está ao lado de Putin na guerra.

Lula declarou que “a guerra está sendo feita por duas nações. Ou seja, se você quiser encontrar a paz, você tem que colocar os dois numa mesa de negociação. Se você colocar só um lado, você não quer paz. Na verdade, você não quer paz”. A questão é que a defesa da “paz” almejada por Lula passa necessariamente pela retirada das tropas russas da Ucrânia, ele apenas critica a forma da conferência e não seu conteúdo pró-OTAN

Tanto que os organizadores da reunião afirmam que o presidente Vladimir Putin não foi convidado porque ele não tem interesse em negociar uma suposta “paz justa” como defende justamente Lula. Apesar de não comparecer ao evento, Lula reiterou que o Brasil continua disposto a ajudar a encontrar um caminho para a paz pró-OTAN “Eu disse para a presidente da Suíça que o Brasil tem todo o interesse, que estamos à disposição e que já conversamos com a China [sobre uma proposta de paz], ressaltou. “Esta semana mesmo o Putin me ligou e eu mostrei para ele a necessidade da gente encontrar uma solução, sentar numa mesa de negociação e parar de matar para que as pessoas comecem a trabalhar”, adicionou concluindo “Acho que tem que ter um acordo. Agora, se o Zelensky diz que não tem conversa com o Putin e o Putin diz que não tem conversa com o Zelensky, é porque eles estão gostando da guerra. Porque, senão, já teriam sentado para conversar e encontrar uma solução pacífica”.

Como vemos a defesa da “paz” feita por Lula está baseada na capitulação da Rússia frente a OTAN o que é uma proposta que vai contra os interesses do proletariado mundial e a favor das demandas do imperialismo ianque!