segunda-feira, 24 de junho de 2024

BIDEN CHANTAGEIA ASSANGE PARA SE DECLARAR CULPADO: SÓ ASSIM FUNDADOR DO WIKILEAKS PODERÁ SAIR DA PRISÃO NA INGLATERRA 

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, concordou em se declarar culpado de uma acusação criminal relacionada ao seu suposto papel em uma das maiores vazamento de material confidencial do governo imperialista dos EUA. Assange foi chantageado por Biden, que busca fazer demagogia eleitoral,  para fazer um acordo com o Departamento de Justiça que lhe permitirá evitar a prisão nos Estados Unidos, de acordo com documentos judiciais federais recém-apresentados na noite desta segunda-feira. 

Nos termos do novo acordo, os procuradores do Departamento de Justiça norte-americana irão pedir uma pena de 62 meses, que é igual ao tempo que Assange foi encarcerado em ma prisão de segurança máxima em Londres enquanto lutava contra a extradição para os EUA. O acordo judicial firmado creditaria o tempo cumprido, permitindo a Assange regressar imediatamente à Austrália, o seu país natal. O acordo judicial, negociado por Biden ainda precisa ser aprovado por um juiz federal.

Assange enfrentou 18 acusações de um processo tramitado na justiça em 2019 por seu suposto papel na violação de documentos estatais e que acarretava na pena máxima de 75 anos de prisão, embora fosse improvável que ele fosse condenado integralmente a esse período. Assange estava sendo perseguido violentamente pelo governos dos EUA (Democratas e Republicanos) por publicar registos militares confidenciais fornecidos a ele pela ex-analista de inteligência do Exército, Chelsea Manning, em 2010 e 2011.

Em tempo: Assange acabou de deixar a prisão na Inglaterra, porém ainda não está em liberdade. Foi extraditado para as “Ilhas Marianas”, um protetorado norte-americano localizado na Oceania que está sob a jurisdição de Washington. Amanhã (terça-feira) Assange receberá a sentença de um juiz federal ianque e deverá ser colocado plenamente em liberdade, pelo menos é o que esperamos desta negociação estabelecida pela Casa Branca.