domingo, 30 de junho de 2024

INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO: ESTADO OPERÁRIO DA CORÉIA ENVIARÁ TROPAS PARA LUTAR CONTRA A OTAN NA UCRÂNIA 

Semanas depois de assinar um tratado de defesa militar com a Rússia, o Estado Operário da Coreia do Norte anunciou que enviará tropas para lutar no Donbass, contra as forças da OTAN, foi o que nos informou a mídia Kyiv Post. O tratado firmado em 19 de junho inclui o compromisso de fornecer assistência militar mútua, como a instalação de mísseis de longo alcance na Península Coreana, capazes de atingir as bases que os militares norte-americanos têm no Pacífico. A Guerra Ucraniana não poderia ser mais internacional, se a OTAN envia armas e tropas terrestres para a Ucrânia, os aliados da Rússia, como a Coreia do Norte, fazem o mesmo!

O tratado afirma que “No caso de uma das duas partes estar em guerra devido a uma invasão armada de um ou mais Estados, a outra parte fornecerá assistência militar por todos os meios à sua disposição, sem demora”.  No cumprimento das suas obrigações para com a Rússia, Pyongyang anunciou que enviaria tropas sob a forma de uma unidade de engenharia militar para apoiar o exército russo na região de Donetsk. As tropas coreanas deverão chegar ao campo de batalha no próximo mês.

A Coreia do Norte já forneceu quase dois milhões de munições de artilharia e mísseis leves para os múltiplos sistemas de lançamento da Rússia desde que os dois líderes, Putin e Kim, se reuniram na Rússia, em Setembro do ano passado. Na última terça-feira, o Porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, confirmou durante uma conferência de imprensa que Pyongyang estava de fato a enviar tropas norte-coreanas para Donbass e que estavam monitorando o que parecia ser um aprofundamento dos laços militares entre os dois países.

Ilya Ponomarev, um parlamentar russo, afirmou que a Coreia do Norte também se tornou uma ponte importante entre o Kremlin e a China. Pequim pode transferir indiretamente equipamento militar para Moscovo através de Pyongyang sem incorrer em sanções ocidentais. “A Coreia do Norte é um dos principais parceiros da Rússia e a razão pela qual se torna tal parceiro é porque funciona como uma ponte entre a China e a Rússia”, declarou Ponomarev.

Os Marxistas Leninistas que mantém completa independência política, tanto do governo nacionalista burguês da Rússia, como do regime stalinista da Coréia do Norte, não podem se furtar em apoiar vigorosamente todas as ações internacionalistas que visam derrotar a ofensiva militar imperialista sobre os povos e nações oprimidas. Nesta conjuntura mundial de acirramento da crise capitalista, onde o Pentágono se prepara para iniciar a III Guerra , destroçar as forças terroristas da OTAN, é uma tarefa crucial para a classe operária em todo o planeta!