quinta-feira, 3 de outubro de 2024

GREVE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO TESOURO NACIONAL: LULA FAZ CATEGORIA DE PALHAÇA ENQUANTO ENCHE O “TESOURO” DOS BANQUEIROS… 

Na véspera da troca da presidência do Banco Central do Brasil(BC), onde o lulopetismo apontava Campos Neto como o “bode expiatório” para encobrir a política neoliberal do governo burguês da Frente Ampla, Lula indica um outro banqueiro (Galípolo) que nunca discordou do rentismo de Campos Neto, para chefiar a instituição financeira estatal, está ocorrendo a combativa greve nacional dos funcionários públicos do Tesouro Nacional (TN).

Os funcionários do TN protestaram hoje (03/10) em Brasília, colocando nariz de palhaço no rosto, pela falta de acordo do reajuste salarial e equivalência de salários com outros órgãos, como Receita Federal. A greve, que acusa o reacionário governo Lula de fazer a categoria de palhaça, inclusive interrompeu a venda de títulos públicos pela 2ª semana consecutiva. Paralisados desde agosto, os auditores e técnicos federais de finanças e controle pedem a reabertura de negociações para aumento salarial.

De acordo com o UNACON (Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle), não houve avanço nas negociações devido a política truculenta que a Frente Ampla conduziu a tentativa de algum diálogo com o funcionalismo público.

A carreira de Finanças e Controle é uma das únicas do Executivo Federal que ainda não firmou acordo salarial com o governo neoliberal de Lula. Por outro lado as centrais sindicais pelegas e “chapa branca”, como a CUT e similares, se negaram a unificação do movimento grevista em escala nacional, isolando “um a um” a mobilização de cada setor dos trabalhadores estatais.