quarta-feira, 2 de outubro de 2024

PRIMEIRO CONFRONTO DIRETO ENTRE AS TROPAS NO LÍBANO: HEZBOLLAH “ATRAPA” UM COMANDO ISRAELENSE QUE TENTAVA ULTRAPASSAR A FRONTEIRA 

A Resistência Islâmica no Líbano, braço armado do Hezbollah, anunciou que confrontou na madrugada desta quarta-feira (02/10) uma força de infantaria israelense que tentava infiltrar-se para além da fronteira, na localidade de Odeyssé, a partir de Jallet al-Mahafer. O Hezbollah especificou, num comunicado de  sua imprensa, que os seus combatentes “Entraram em confronto com as forças de ocupação israelense, causando-lhes perdas e forçando-as a retirar-se”.

O Hezbollah realizou uma elaborada emboscada contra um grupo de soldados de ocupação de elite que se preparavam para se infiltrar a partir de Odeysse e Kfar Kila, na primeira tentativa das forças de ocupação sionista de se infiltrarem no sul do Líbano. Seus gritos foram ouvidos na fronteira.

A mídia corporativa israelense informou que “dezenas de membros das forças de elite do exército de ocupação foram mortos e feridos”. Eles relataram 4 soldados mortos e 19 outros feridos.

Os hospitais Rambam em Haifa e os hospitais Ziv em Safed, por sua vez, relataram um “grande número de vítimas” no norte e a aterragem de helicópteros militares transportando soldados feridos na fronteira com o Líbano, segundo meios de comunicação israelitas.

A Resistência Islâmica também anunciou nesta quarta-feira, em duas declarações separadas, que os seus combatentes atacaram uma concentração de forças inimigas israelenses no quartel Shomera com saraivadas de mísseis que atingiram o seu alvo.

Da mesma forma, o Hezbollah anunciou que às 7h30 desta manhã atacou uma reunião das forças de ocupação israelitas, bem como as suas posições de artilharia a sul do assentamento de Kiryat Shmona, com bombardeios e mísseis que atingiram o seu alvo. A Resistência Islâmica também anunciou que bombardeou esta manhã um grupo de povoações a norte da cidade de Haifa com uma grande barragem de mísseis, bem como uma concentração de forças de ocupação na povoação de Admit.

Na medida que prosseguem as operações da Resistência contra os locais de ocupação e colonatos sionistas nos territórios palestinos, os meios de comunicação israelenses confirmaram o som de sirenes nos colonatos de Chtoula, na Galileia Ocidental, em Zarit, Shomera, Even Menachem e Kiryat Shmona e nos seus arredores.