“OPOSIÇÃO DE ESQUERDA” (PSTU E PCB) SE CONVERTE EM PORTA VOZ DA POLÍCIA FEDERAL: REPRODUZEM FIDEDIGNAMENTE “RELATÓRIO ANTIGOLPISTA” DOS TORTURADORES DE MILITANTES NA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR
A chamada “Oposição de Esquerda” (PSTU, PCB, PCBR) se converteu em porta voz “oficiosa” da Polícia Federal, reproduzindo fidedignamente e sem qualquer desconfiança ou criticidade o “relatório antigolpista” elaborado (seria melhor dizer encomendado) pela sua cúpula governista que acusa 4 militares do Exército e um agente da PF de orquestrarem um plano mirabolante para assassinar Lula, Alckmim e Moraes. Registre-se que não estamos falando de partidos como PT ou PCdoB que são oficialmente base de sustentação da gestão Lulopetista, mas de organizações políticas que são em tese críticas a gerência burguesa da Frente Ampla que apoiaram a candidatura do PT somente no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. A pressão social, política e ideológica sobre o PSTU e PCB, integrados ao regime da democracia burguesa, fazem com que ambos sejam “papagaios” de torturadores de militantes de esquerda na época da ditadura militar que agora se converteram cinicamente em ardorosos “defensores da democracia e do Estado do Direito”! O mais tragicômico é que a mal chamada “Oposição de Esquerda” avaliza essa farsa montada coniventemente às vésperas do anúncio que Lula fará do seu pacote de ajuste fiscal para assaltar os trabalhadores, ou seja, uma verdadeira cortina de fumaça lançada em claro benefício do Palácio do Planalto em um momento de enorme desgaste da odiada gerência neoliberal do PT que foi amplamente derrotado nas eleições municipais! Longe de convocar a mobilização operária e popular contra o governo Lula... PSTU, PCB e PCBR saem em sua defesa replicando o relatório da assassina PF!
No artigo “Sobre a tentativa de golpe bolsonarista que planejou a execução de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes” (PSTU, 20/11) podemos ler “A operação da Polícia Federal que prendeu quatro militares e um policial da própria corporação neste dia 19 expôs detalhes sórdidos do intento de Bolsonaro e de seu entorno de dar um golpe e instaurar um regime de exceção no país” e conclui “Longe de ser uma ação tresloucada, o que a PF vem revelando trata-se de um plano articulado com agentes treinados em ações de guerrilha, terrorismo e sabotagem, sob a direção de generais do Exército. A intentona golpista se daria no dia 15 de dezembro e recebeu a sugestiva alcunha de ‘Punhal Verde e Amarelo’”. Como vemos o PSTU não questiona nada do que foi veiculado pelo Consórcio da Mídia Corporativa comandado pela Rede Globo e muito menos a PF, polícia política que monta cenários para incriminar desafetos do governo de plantão ou políticos que foram descartados pela Governança Global do Capital Financeiro, como é o caso de Bolsonaro agora.
Não por acaso já tinham informações veiculadas pela própria mídia desde janeiro de 2024 com detalhes dessa patetada golpista que não foi levada adiante por sua própria fragilidade e que não gerou nenhuma consequência jurídica ou penal. Porém tudo veio à tona agora com todos os detalhes (documentos, fotos, troca de mensagens) versão colaborada pelo agente da PF, Wladimir Soares, que participava do acampamento bolsonarista junto ao quartel-general do Exército, em Brasília e que foi afastado de suas funções para acompanhar o gabinete de transição de Lula ainda no próprio governo Bolsonaro. Como vemos, a PF usou o depoimento de um agente seu já “queimado” (e facilmente chantageado) para dar detalhes do risível e inexistente “golpe de estado”.
Porém o PSTU dá credibilidade a narrativa montada pela Famiglia Marinho, tanto que afirma “A operação da PF desta terça joga ainda mais luzes na política golpista do bolsonarismo, com a diferença de que agora, além de documentos e minutas, mobilizações financiadas pela ultradireita, como os acampamentos golpistas, fechamentos de estradas, ameaça de bombas em aeroporto e torres de energia, ou o próprio 8 de Janeiro, aparecem evidências de uma tentativa de golpe que foram para além do mero planejamento.”. O PSTU não questiona a versão montada pela PF porque faz parte da Frente Ampla em defesa da democracia!
O PCB por sua vez no artigo “Prisão para Bolsonaro e todos os articuladores do golpe!” afirma “Nos últimos dias, a partir de investigações da Polícia Federal, foi revelado um plano para assassinar Lula, seu vice, Geraldo Alckmin e o Ministro do STF Alexandre de Moraes, logo após o resultado das eleições de 2022. Essas investigações, que se iniciaram a partir da tentativa do golpe de 08 de janeiro de 2023, levaram os agentes a identificar uma organização criminosa que tem sob seu comando militares de alta patente das Forças Armadas, em especial do grupo das Forças Especiais (FE) do Exército, conhecidos como ‘Kids pretos’”.
O PCB sequer questiona o básico: porque a ação golpista não ocorreu? Simplesmente porque a operação trasnloucada não teve apoio militar do alto-comando das FFAA, que segue as ordens do Pentágono, a Casa Branca claramente optou por apoiar a eleição fraudulenta de Lula via as urnas roubotrônicas e descartar Bolsonaro, como publicamente fez Biden tanto que mandou ao Brasil o diretor-geral da CIA, William Burns, para garantir que nenhuma aventura golpista ocorresse contra a eleição e posse de Lula. Nada disso tem importância porque para o PCB a PF é sua aliada na defesa da democracia burguesa que obviamente não está ameaçada pelos patetas bolsonaristas!
Por fim lemos que “O Partido Comunista Brasileiro (PCB) exige a prisão imediata de Jair Messias Bolsonaro e todos os seus cúmplices nesta sórdida trama golpista. Não podemos ignorar a gravidade das revelações obtidas pela investigação da Polícia Federal”, ou seja, o PCB dá total credibilidade a mesma PF que torturou militantes de esquerda na ditatura militar!
A versão amplamente divulgada pelo consórcio da mídia corporativa, chefiado no Brasil pela Globo, diz que de acordo com o inquérito da “Operação Contragolpe”, o general Braga Neto era peça-chave no plano de golpe de Estado, o vice de Bolsonaro seria o coordenador-geral de hipotético “Gabinete Institucional de Gestão da Crise”, caso a aventura hollywoodiana ocorresse. O curioso é que a prisão de Braga Neto (o suposto chefe do esquadrão golpista) não foi solicitada pela PF, nem mesmo uma busca de documentos em sua residência foi realizada, revelando assim a completa inconsistência da versão fantasiosa da PF. O próprio Braga Neto propôs uma acareação entre os investigados para confrontar as versões alegando não ter tido qualquer papel no suposto plano contra a vida de Lula, Alckmim e Moraes. Ele disse que nunca houve em sua residência uma reunião no dia 12 de novembro, em Brasília, com oficiais de postos inferiores para tratar de assunto e que não há prova material de que ela tenha ocorrido, relatando que o local era residência de vários militares do Ministério da Defesa e do governo, como os generais Luiz Eduardo Ramos e Paulo Sérgio Nogueira e que o prédio tem um local de convivência na cobertura, comportando reuniões sociais e particulares.
Por sua vez o PCBR declara no artigo “PF expõe plano de golpe de militares e retoma debate sobre impunidade nas Forças Armadas” que “A Polícia Federal (PF) desvendou nesta semana um plano envolvendo militares do Exército e um policial federal na tentativa de realizar um golpe de Estado no Brasil no final de 2022.” Mais uma vez Jones Manoel e sua turma só não dizem, como fazem o PSTU e o PCB, porque nada disso foi levado a frente!
Como denunciamos no Blog da LBI em menos de uma semana dois factoides sobre a ameaça do “golpismo” no país, ocuparam as manchetes do consórcio midiático, duas “fake news” embrulhadas com papel de seda “democrático”, voltadas para a campanha de não deixar o reacionário Bolsonaro ter chances de concorrer novamente ao Planalto em 2026.
Nesse momento a “Oposição de Esquerda” que grita aos quatro ventos “Sem anistia para os golpistas!” serve claramente ao Lulopetismo e faz campanha eleitoral antecipada para Lula ou o candidato petista que concorrer contra o Bolsonarismo na disputa presidencial de 2026, enquanto não mobiliza para derrotar nas lutas gestão neoliberal da Frente Ampla, porque como alega o corrupto PCO sem meias palavras, manifestações como a luta contra a escada 6x1, supostamente favorecem o “golpismo”.
Não resta a menor dúvida que toda essa operação midiática montada pela Globo, a PF e a exquerda visa criar um cenário distracionista para dar fôlego ao terceiro mandato de Lula porque o brutal desgaste do atual governo neoliberal o conduzirá inexoravelmente a uma derrota em 2026, assim como ocorreu nas eleições municipais deste ano.
A suposta intentona golpista que teria “quase” ocorrida em 2022 é uma cínica farsa com dois cristalinos objetivos: o primeiro logicamente eleitoral, e o segundo ideológico, a apologia da democracia burguesa e do Estado de Direito dos capitalistas. A exquerda reformista embarca com tudo nos dois objetivos da classe dominante, com o apoio do PSTU, PCB, PCBR e afins...