quarta-feira, 13 de maio de 2020

“BOINAS NEGRAS” CAÇANDO ATIVISTAS DE ESQUERDA NAS RUAS DO CHILE SOB O PRETEXTO DE COMBATER A PANDEMIA... PELA LIBERDADE IMEDIATA PARA OS PRESOS POLÍTICOS!


“Boinas Negras ajudam a prevenir o Covid-19” é a manchete de hoje (13.05) do principal diário burguês do Chile, o arqui-reacionário “El Mercurio”, o mesmo jornal que apoiou o golpe militar contra Allende em 1973 e sustenta o chacal Piñera desde os protestos populares do ano passado. O que o periódico canalha não diz é que as forças especais das FFAA chilenas estão usando como pretexto a pandemia para caçar nas ruas os ativistas de esquerda. Já são mais de 11.300 pessoas foram detidas e 2.500 encarceradas no Chile entre os protestos de outubro de 2019 e abril de 2020. Há 2.500 pessoas em detenção preventiva em todo o país, homens e mulheres, a maioria dos quais atualmente está presa juntamente com prisioneiros comuns. Os internos gravaram vários vídeos pedindo condições mínimas para evitar que morram, mas os chacais não fizeram nada com sua política genocida. Entre eles, muitos menores que estão confinados nos centros do Serviço Nacional de Menores (Sename). Pessoas que, no contexto da crise de saúde do Coronavírus, são impotentes por um Estado que mantém as prisões superlotadas e com pouca higiene, um terreno fértil para a propagação da pandemia. Antes da promulgação da lei anti-agressão e barricada” imposta pelo chacal Piñera, os crimes eram desordens públicas e cumpriam o processo criminal liberado com assinatura, prisão domiciliar parcial ou total. Hoje a aberração é tal que os meninos que apenas protestaram, que nunca tiveram contato com o mundo prisional, estão presos com tudo o que significa no contexto de alarme de saúde. Promotores e juízes de garantia solicitaram e impuseram medidas cautelares maciças contra os detidos da revolta social iniciada em outubro no Chile, que somam mais de 25.000, incluindo prisões preventivas. Vários presos políticos foram seguidos e detidos pelo departamento OS9 de Carabineros, uma unidade especial de investigação destinada a combater organizações criminosas. O fascista Piñera promulgou o indulto à população de risco (idosos, grávidas, mães de crianças de até dois anos etc.) que estivessem condenados (ou seja, exclui a prisão preventiva) por delitos não violentos, desencarcerando e deixando assim em prisão domiciliar cerca de 1.300 pessoas, algo totalmente insuficiente se considerarmos que a população carcerária chilena é de cerca de 42 mil pessoas. Se já é sério que cerca de 2.500 pessoas que participam da revolta social estão em prisão preventiva, isso piora quando, no meio da crise de saúde do COVID-19 , elas são mantidas sob custódia, com outras medidas de precaução.


A política de Piñera é assassina dirigida contra os lutadores e contra a mobilização aberta no ano passado. Estão encarcerados nossos companheiros presos políticos, entregando-os à morte por Coronavírus. Trata-se de uma política consciente do governo burguês e dos parlamentares para acabar com as lutas que ameaçam este sistema de fome e morte. São presos políticos porque estão encarcerados por suas ideias e por fazerem parte de uma luta que seria uma ameaça para o sistema capitalista. Alguns os presos políticos mapuche encarcerados nas prisões de Angol e Temuco comunicaram a Gendarmeria que iniciariam uma greve de fome por tempo indefinido até que suas condições na prisão melhorem e que lhes seja concedido o direito de cumprir suas penas em seus territórios. Frente a essa emergência, é preciso um conjunto de medidas extraordinárias para evitar que haja mortes massivas. Liberdade imediata para os presos políticos! Reposição imediata de serviços básicos, como água, para combater a propagação do vírus. Produtos de higiene para internos, como máscara, sabonete etc. Desde a LBI nos somamos à campanha pela liberdade imediata dos presos políticos do Chile! Fazemos um chamado urgente a todas as organizações sociais e políticas dos trabalhadores no mundo para entrarem com força nessa luta!