sexta-feira, 1 de maio de 2020

KKE (PARTIDO COMUNISTA GREGO) REALIZA ATO DO PRIMEIRO DE MAIO NA PRAÇA SINTAGMA EM ATENAS


O Blog da LBI, saúda a importante iniciativa do KKE de realizar um corajoso ato de massa na praça Sintagma em Atenas. Desde a LBI, que mantém diferenças programáticas fundamentais com o KKE, não nos furtaremos de apontar a atividade dos Comunistas gregos, como um marco político diferenciado diante da paralisia da esquerda mundial no curso da pandemia e que somente promoveu “atos virtuais”, sem nenhum conteúdo de luta da classe operária. Na sequência reproduzimos em português a declaração oficial do KKE para  este Primeiro de Maio

--------------------------------------------------

O Dia do Trabalhador de maio foi homenageado na Grécia com centenas de eventos multifacetados em massa, em condições de pandemia, mantendo medidas de proteção (distanciamento adequado, máscaras etc.) e apesar do governo da Nova Democracia que decidiu de mudar o dia de Primeiro de Maio para meados de maio. Os sindicatos organizaram eventos de greve em todas as principais cidades da Grécia e no centro de Atenas, bem como em muitos de seus distritos. Na véspera do dia de maio, líderes sindicais e ativistas do KKE (Partido Comunista Grego) visitaram locais de trabalho e conversaram com os trabalhadores.

O CC do KKE em sua mensagem do Primeiro de Maio à classe trabalhadora do país observa entre outras coisas: “O coronavírus será curado e a pandemia passará, como outras fizeram no passado. O capitalismo, no entanto, é incurável e continuará a torturar a humanidade, com pobreza, desemprego, guerras, a destruição do meio ambiente, até que as pessoas decidam assumir o papel de direção no desenvolvimento da história. O sistema atual só pode ser derrubado e substituído por um sistema social superior, o socialismo-comunismo, onde a propriedade social dos meios de produção com poder dos trabalhadores, planejamento central científico para atender às necessidades populares, controle dos trabalhadores em todos os órgãos administrativos e participação em  todos os órgãos do poder, de baixo para cima, podem levar à prosperidade do povo, à paz e ao progresso da humanidade. O Primeiro de Maio dos trabalhadores simboliza a batalha inflexível contra o inimigo de classe. Este é o precioso legado do nosso tempo. Com esta arma em nossas mãos e em nossos pensamentos, homenageamos o Dia dos Trabalhadores de Maio, os trabalhadores mortos de Chicago em 1886, os trabalhadores de tabaco de Salônica em 36, os 200 comunistas executados em Kaisariani em 1º de maio de 1944, todos os militantes inflexíveis  da luta de classes, aqueles que foram sacrificados na luta por uma sociedade sem exploração do homem pelo homem. Continuamos nesse caminho, para a satisfação de todas as necessidades sócio-populares contemporâneas.

“PROLETARIADO DE TODOS OS PAÍSES UNIDOS! ”