quinta-feira, 30 de maio de 2019

BALANÇO GERAL DO 30M: MASSIVOS ATOS MOSTRAM RADICALIDADE DA JUVENTUDE PARA DERROTAR O FASCISTA BOLSONARO, MAS PORQUE NÃO SUPERARAM O 15M?


Os atos e passeatas desde 30 de Maio foram massivos, demonstrando a disposição de luta da juventude para derrotar Bolsonaro. Entretanto ficou evidente que as manifestações do 30M não superaram nem em número e muito menos na radicalidade os protestos de 15 de Maio. Apenas em BH a manifestação de hoje foi maior que o ato anterior, quando tudo levava para que os atos de hoje superassem os protestos anteriores mas as direções políticas e sindicais trataram de segurar essa perspectiva de aprofundamento e radicalização da luta direta contra o governo. Cabe aos Marxistas fazer um balanço desse “dilema” político. A LBI interveio no 30M ativamente, dialogando com os trabalhadores e estudantes. Fizemos piquetes, estivemos ombro a ombro com os lutadores de várias categorias. 


Ficou claro que a puteza do povo trabalhador e da juventude com o fascista Bolsonaro com seus ataques a educação além do seu objetivo de levar a cabo a reforma neoliberal da previdência. O “Fora Bolsonaro” ecoou por todo o país apesar da orientação de Lula para que o PT e a Frente Popular não radicalizarem os atos. Não por acaso a UNE, controlada pelo PCdoB, tratou de dar um caráter apenas “estudantil”, sem convocar uma Greve Geral de toda a educação. A própria massa empiricamente estava à esquerda das direções políticas e sindicais, porém os aparatos políticos apenas tinham como objetivo desgastar o governo do fascista Bolsonaro com vistas às eleições que se avizinham.



O fato dos atos de hoje terem sido menores dos realizados em 15M expressa a política das direções da CUT e da UNE, de não unificar e radicalizar a luta contra Bolsonaro e suas reformas. O caráter estudantil do protesto demonstra que a Frente Popular teme colocar em luta as massas proletárias, na medida que isso pode colocar em risco o caráter até agora ordeiro e pacífico das manifestações. Lula sabe perfeitamente que se radicalizar será mantido no cárcere por mais tempo porque a burguesia desaprovaria qualquer luta por fora dos marcos da democracia burguesa.

Juventude Bolchevique marca presença no 30M
De nossa parte colocamos nossa militância na rua e dentro de nossas modestas forças tratamos de divulgar nosso jornal e a política bolchevique materializada no eixo: Abaixo o governo Bolsonaro e todo o regime bonapartista. Temos claro que os trabalhadores e a juventude esperam que em 14 de Junho, dia da Greve Geral, a força dos protestos seja maior para impor uma derrota efetiva a Bolsonaro e seu congresso corrupto, junto com a venal STF. Lutemos por superar a orientação de colaboração de classes da Frente Popular, impondo pela base uma alternativa de poder revolucionário dos trabalhadores!

Núcleo de professores da LBI presente no 30M
Diante da crise do governo e dos protestos em curso, os Marxistas Leninistas defendem uma saída que aponte para a independência política dos trabalhadores, o que significa a defesa na luta para colocar abaixo todo o regime político bonapartisrta de exceção! Não vemos como saída progressista nem a renúncia para assumir o general Mourão nem obviamente a convocação de novas eleições, nossa perspectiva é apresentar uma saída política independente do ponto de vista dos interesses dos trabalhadores, o que passa por convocar imediatamente a Greve Geral por tempo indeterminado e construir a resistência através dos métodos de luta da classe operária, impondo a derrubada do conjunto do regime político de exceção e não só o gerente fascista Bolsonaro!