terça-feira, 5 de julho de 2022

IMPERIALISMO IANQUE, INIMIGO Nº 1 DOS POVOS: EUA MATARAM MAIS DE 30 MILHÕES DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 

O Blog da LBI analisou um estudo em que foram catalogados e cuidadosamente pesquisados documentos que registram mais de 30 milhões de vidas perdidas resultantes de guerras lideradas pelos EUA, golpes militares e operações de inteligência realizadas na esteira do que é eufemisticamente chamado de “era pós-guerra”. A extensa perda de vidas no Líbano, Síria, Iêmen e Líbia não está incluída neste estudo. E agora, um cenário da Terceira Guerra Mundial está na prancheta do Pentágono, sendo o imperialismo ianque o inimigo nº1 dos povos!

Quantos 11 de setembro os Estados Unidos causaram em outras nações desde a Segunda Guerra Mundial? Este tema é desenvolvido neste estudo que analisammos que contém um número estimado de tais mortes em 37 países, bem como breves explicações de por que os EUA são considerados culpados.

Este estudo revela que as forças militares dos EUA foram diretamente responsáveis ​​por cerca de 10 a 15 milhões de mortes durante as guerras da Coréia e do Vietnã e as duas guerras do Iraque. A Guerra da Coréia também inclui mortes chinesas, enquanto a Guerra do Vietnã também inclui mortes no Camboja e no Laos.

O público norte-americano provavelmente não está ciente desses números e sabe ainda menos sobre as guerras por procuração pelas quais os Estados Unidos também são responsáveis. Nas últimas guerras houve entre nove e 14 milhões de mortos no Afeganistão, Angola, República Democrática do Congo, Timor Leste, Guatemala, Indonésia, Paquistão e Sudão.

Mas as vítimas não são apenas de grandes nações ou de uma parte do mundo. As mortes restantes foram em menores que constituem mais da metade do número total de nações. Praticamente todas as partes do mundo foram alvo da intervenção dos EUA.

A conclusão geral a que se chega é que os Estados Unidos provavelmente foram responsáveis ​​desde a Segunda Guerra Mundial pela morte de 20 a 30 milhões de pessoas em guerras e conflitos espalhados pelo mundo.

Para as famílias e amigos dessas vítimas, faz pouca diferença se as causas foram ação militar dos EUA, forças militares por procuração, fornecimento de suprimentos ou assessores militares dos EUA ou outras formas, como pressões econômicas aplicadas por nossa nação. Eles tiveram que tomar decisões sobre outras coisas, como encontrar entes queridos perdidos, se tornarem refugiados e como sobreviver.

E a dor e a raiva se espalham ainda mais. Algumas autoridades estimam que há até 10 feridos para cada pessoa que morre em guerras. Seu sofrimento visível e contínuo é um lembrete contínuo para seus compatriotas.

É essencial que os norte-americanos aprendam mais sobre esse assunto para que possam começar a entender a dor que os outros sentem. Alguém uma vez observou que os alemães durante a Segunda Guerra Mundial “escolheram não saber”. Não podemos permitir que a história diga isso sobre o nosso país. A pergunta feita acima foi “Quantos 11 de setembro os Estados Unidos causaram em outras nações desde a Segunda Guerra Mundial?” A resposta é: possivelmente 10.000.

De um modo geral, o número muito menor de americanos que morreram não está incluído neste estudo, não porque não sejam importantes, mas porque este relatório se concentra no impacto das ações dos EUA sobre seus adversários.

Uma contagem precisa do número de óbitos não é fácil de ser alcançada, e essa coleta de dados foi realizada com plena consciência desse fato. Essas estimativas provavelmente serão revisadas posteriormente para cima ou para baixo pelo leitor e pelo autor. Mas, sem dúvida, o total permanecerá na casa dos milhões.

A dificuldade de reunir informações confiáveis ​​é mostrada por duas estimativas nesse contexto. Por vários anos, ouvimos declarações no rádio de que três milhões de cambojanos foram mortos sob o domínio do Khmer Vermelho. No entanto, nos últimos anos, o número que ouvi foi de um milhão. Outro exemplo é que o número de pessoas que se estima terem morrido no Iraque devido a sanções após a primeira Guerra do Iraque dos EUA foi superior a 1 milhão, mas em anos mais recentes, com base em um estudo mais recente, uma estimativa mais baixa de cerca de meio milhão emergiu.

Muitas vezes, as informações sobre guerras são reveladas apenas muito mais tarde, quando alguém decide falar, quando mais informações secretas são reveladas devido aos esforços persistentes de alguns ou depois que comitês especiais do Congresso fazem relatórios.

Tanto as nações vitoriosas quanto as derrotadas podem ter suas próprias razões para subnotificar o número de mortes. Além disso, em guerras recentes envolvendo os Estados Unidos, não era incomum ouvir declarações como “não fazemos contagens de corpos” e referências a “danos colaterais” como um eufemismo para mortos e feridos. 

A vida é barata para alguns, principalmente para aqueles que manipulam as pessoas no campo de batalha como se fosse um tabuleiro de xadrez.