sábado, 9 de julho de 2022

REBELIÃO POPULAR NO SIRI LANKA: MILHARES TOMAM AS RUAS, OCUPAM TERRAS, EMPRESAS, BANCOS E CENTROS DO PODER BURGUÊS... PRESIDENTE LACAIO DO IMPERIALISMO FOGE DO PAÍS! 

O Presidente neoliberal do Siri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, acaba de fugir perante massas de gente sem comida, electricidade e o mais básico para viver devido aos efeitos da crise capitalista provocada no rastro da pandemia de Covid-19 orquestrada que paralisou a nação. Milhares de pessoas ocuparam a residência oficial em Colombo neste sábado como símbolo da vitória inicial da rebelião popular em curso.

LEIA TAMBÉM: SRI LANKA É PALCO DE PROTESTOS POR ALTO CUSTO DE VIDA: TODO APOIO AS MANIFESTAÇÕES CONTRA O GOVERNO NEOLIBERAL DE RAJAPAKSA!

Os manifestantes arrombaram os portões em outros prédios do governo, como a secretaria presidencial e do Ministério das Finanças, mostraram imagens de TV. Eles pediam a renúncia do presidente Gotabaya Rajapaksa que fugiu do país. De acordo com fontes do Ministério da Defesa, ele já não estava na residência oficial desde sexta-feira, por motivos de segurança.

Militares e policiais tentaram impedir que os manifestantes entrassem nos edifícios, mas não conseguiram pela força da mobilização popular.

O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe convocou uma reunião de emergência dos líderes do partido para discutir a situação e chegar a uma resolução rápida. Ele pediu ao presidente para convocar o Parlamento, disse o comunicado. Wickremesinghe também foi transferido para um local seguro.

Uma transmissão ao vivo no Facebook de dentro da casa do presidente mostrou centenas de manifestantes, alguns envoltos em bandeiras, lotando salas e corredores, gritando slogans contra Rajapaksa.

Os manifestantes entraram na piscina da residência oficial, e as imagens foram compartilhadas em redes sociais. 

Pelo menos 39 pessoas, incluindo dois policiais, ficaram feridas e hospitalizadas nos protestos.

O Sri Lanka é um país de 22 milhões de habitantes no sudeste asiático. A crise econômica começou porque falta dólar no país, e assim eles não conseguem importar combustíveis, alimentos e remédios.

Essa é considerada a pior crise econômica desde a independência, em 1948. A inflação atingiu 54,6% em junho e deve chegar a 70% nos próximos meses. O governo negocia com o Fundo Monetário Internacional um empréstimo de US$ 3 bilhões, uma reestruturação de parte da dívida externa e procura dinheiro emprestado em órgãos internacionais.

A economia do Sri Lanka é muito dependente do turismo para obter dólares, e, com a Covid-19, o país ficou sem sua principal receita. Além disso, o governo já estava endividado. Com o aumento dos preços do petróleo, a situação piorou. No ano passado, o governo proibiu a importação de fertilizantes químicos, o que devastou a agricultura.