segunda-feira, 25 de julho de 2022

GOVERNO SANDINISTA DA NICARÁGUA AUTORIZA ENTRADA DE TROPA RUSSAS NO PAÍS: NAS BARBAS DO IMPERIALISMO IANQUE…

O governo Sandinista da Nicarágua autorizou a entrada de tropas, navios e aeronaves russas na país a partir de 1º de julho a 31 de dezembro de 2022. As tropas russas participarão de ajuda humanitária, exercícios militares e operações contra atividades ilícitas (pirataria ianque) no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico, diz o decreto publicado no último 7 de junho no Diário Oficial da estratégica nação centro-americana. Uma corajosa ação contra o imperialismo ianque que não ocorria desde quando Fidel Castro autorizou a entrada das Forças Soviética na Ilha Operária.

O decreto Sandinista prevê a entrada de 800 soldados russos, de forma rotativa, para participar de "trocas de experiências e realizar treinamentos em operações de ajuda humanitária" com o comando de operações especiais do exército nicaraguense.

Além disso, outros 500 militares participarão do treinamento de segurança e outros 300 combatentes russos trocarão experiências "em tarefas voltadas ao enfrentamento e combate ao narcotráfico e ao crime organizado transnacional", afirma o decreto.

A Rússia tem uma arquitetura de inteligência por meio da estação do sistema de vigilância por satélite Glonass e do centro de treinamento da polícia, ambos localizados em Manágua. O Parlamento também ratificou a entrada por seis meses, a partir de julho próximo, de pessoal, navios e aeronaves dos exércitos de Cuba, México, Venezuela e países amigos da América Central.

O deputado sandinista Wálmaro Gutiérrez acusou a imprensa internacional de promover uma campanha de embriaguez frenética sobre a entrada de militares russos. Mencionou a rede corporativa de televisão CNN, a BBC britânica e o jornal espanhol El País "e muitos outras mídias que se prestaram a esta campanha suja que, deliberadamente, viram deturpar e mentir com o único propósito de criar discórdia e ansiedade”.

A favor da entrada de soldados de outros países parceiros, Gutiérrez declarou que desde 2007 foram aprovados 40 decretos da mesma natureza, e que "nos últimos tempos" tem sido feito "a cada seis meses". Os Marxistas Leninistas que nutrem profundas divergências com o governo nacionalista burguês da Nicarágua, apoiam incondicionalmente a medida adotada pelos Sandinistas liderados pelo histórico dirigente Daniel Ortega, como forma de mostrar aos carniceiros imperialistas, agora vestidos de Democratas, que a América Latina não é o quintal dos EUA.