domingo, 10 de julho de 2022

CONTRATOS SECRETOS DA PFIZER SÃO QUESTIONADOS: URUGUAI SUSPENDE VACINAÇÃO DA COVID EM CRIANÇAS

Um juiz do Uruguai determinou a suspensão imediata da vacinação para coronavírus em menores de 13 anos até que se conheçam os contratos entre o governo neoliberal de Lacalle e a farmacêutica Pfizer assim como a "composição das substâncias" contidas no medicamento da Big Phama. "Sob advertência de desacato", o juiz Alejandro Recarey, que atua como suplente em um Tribunal Contencioso Administrativo, tomou essa decisão após a apresentação de um recurso para suspender a aplicação da vacina em crianças, prevista no país a partir dos 5 anos de idade, de forma voluntária.

LEIA TAMBÉM: VACINAS COVID EM CRIANÇAS: “PAREM IMEDIATAMENTE, DANOS NEUROLÓGICOS E INFERTILIDADE” ALERTAM MÉDICOS BRITÂNICOS

A suspensão, comunicada em uma decisão emitida nesta quinta, permanecerá vigente até a publicação integral de "todos os contratos de compra destas vacinas" e dos documentos que "detalhem a composição das substâncias a inocular", diz a resolução.

O governo do presidente Luis Lacalle Pou, que foi requisitado junto com a Pfizer para apresentar informações sobre as vacinas por esse mesmo magistrado, anunciou que acatará a sentença - que tem efeito imediato - mas que também recorrerá da mesma.

Recarey entende que deve ser "fornecido aos responsáveis dos menores que se vacinem" um texto "que informe completamente e com clareza" sobre o conteúdo das injeções, seus benefícios, os riscos de sua aplicação, "com detalhe de natureza, probabilidade [e] magnitude", e os "efeitos adversos já detectados, em sua totalidade".

As disposições do contrato firmado entre o governo uruguaio e a Pfizer não foram apresentadas publicamente no país sul-americano de 3,5 milhões de habitantes, que está entre as nações que vacinaram mais rápido contra a covid-19 em todo o mundo.

Antes da sentença, o governo uruguaio desafiou o juiz questionando sua imparcialidade "por ter dado sua opinião anteriormente sobre o mesmo assunto".