sábado, 31 de julho de 2021

VACINAS COVID EM CRIANÇAS: “PAREM IMEDIATAMENTE, DANOS NEUROLÓGICOS E INFERTILIDADE” ALERTAM MÉDICOS BRITÂNICOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta sexta-feira (30), um pedido do Instituto Butantan para que a faixa etária de indicação da vacina CoronaVac seja reduzida. O Butantan, segundo a agência, quer incluir o público de crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula do imunizante. A Anvisa já aprovou a extensão do uso da vacina da Pfizer em crianças e adolescentes acima de 12 anos. Com isso, a bula do imunizante passará a indicar esta nova faixa etária para o Brasil. O Blog da LBI publica a entrevista conduzida por Giovanni Vanni Frajese, professor da Universidade de Roma, biomédico e especialista em endocrinologia junto a uma equipe de médicos britânicos sobre o tema em que estes alertam: “Parem imediatamente, danos neurológicos e infertilidade”! 

Não por acaso, o Reino Unido anunciou (19.07) que não irá aplicar vacinas contra a covid-19 a todas as crianças e que os imunizantes só serão oferecidos a menores de 18 anos em certas situações, como pessoas com problemas de saúde subjacentes. Em comparação com os adultos, as crianças têm muito menos probabilidade de desenvolver doenças graves após a infecção pelo coronavírus dizem os especialistas britânicos do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização.

ENTREVISTA AOS MÉDICOS BRITÂNICOS

Já ouvimos tudo sobre as vacinas Covid-19, não é fácil formar opinião e tomar decisões. Não é fácil se desvencilhar do emaranhado de informações contraditórias e muitas vezes falsas que nos chegam da mídia e menos ainda em um debate onde todos intervêm com julgamentos que não querem questionar.

Como sempre, as respostas são necessárias, mas as respostas certas só serão encontradas quando você fizer as perguntas certas. Para compreender a questão, fizemos uma série de perguntas equipe de médicos britânicos (Unite4Truth), que se expressou em particular sobre a administração de vacinas Covid-19 a crianças e jovens.

Porque se é difícil tomar uma decisão informada que diz respeito a nós mesmos, é ainda mais difícil ter a responsabilidade de escolher em vez de nossos filhos.

Vamos ouvir o que eles têm a nos dizer nesta entrevista feita pelo médico Giovanni Vanni Frajese, professor universitário e especialista em endocrinologia.

Prof. Frajese: Em primeiro lugar, podem nos explicar quem são e por que pensam em se dirigir à opinião pública?

Médicos britânicos: Somos um grupo de médicos que opera na Grã-Bretanha e gostaríamos de informá-los de nossas graves preocupações em relação às propostas para administrar as vacinas COVID-19 a crianças e jovens. Problemas documentados, que são ignorados por muitos profissionais de saúde, representantes políticos e órgãos governamentais. Quem, como nós, tenta expor a situação é ignorado, despedido ou censurado.

Prof. Frajese: Sou médico e professor universitário, mas o que me dizem? Vocês não percebem que neste momento é fundamental vacinar a todos, para que possam viver novamente? Como vocês, médicos, podem inspirar medo na população? É incrível.

Médicos britânicos: Isso é o que nos preocupa. Documentos governamentais sugerem que a implementação da vacina Covid-19 em crianças maiores de 12 anos já está planejada para setembro de 2021.

Prof. Frajese: Certamente, o plano de vacinação incluirá imunizar toda a população nas diferentes faixas etárias.

Médicos britânicos: As vacinas, como qualquer outro tratamento médico, apresentam vários riscos e benefícios. A relação risco-benefício muda muito dependendo da idade do paciente a quem é administrado. Para as vacinas Covid-19, os benefícios potenciais são evidentes para os pacientes idosos e vulneráveis. No entanto, para as crianças, o equilíbrio entre benefícios e riscos seria muito diferente.

Vacinas que prejudicam crianças e adolescentes: Os precedentes

Prof Frajese: Mas o que vocês estão dizendo? Eles nunca testariam vacinas inseguras em crianças!

Médicos britânicos: Lembram-se da vacina contra a gripe suína, Pandemrix? Lançada logo após a pandemia de 2010, resultou em mais de mil casos de lesões cerebrais devastadoras (narcolepsia) em crianças e adolescentes antes de ser retirada. Depois veio a Dengvaxia, uma nova vacina contra a dengue, que também foi distribuída para crianças antes do resultado completo do estudo e cerca de vinte morreram de um possível aumento da resposta imunológica devido aos anticorpos, antes da retirada da vacina. Não devemos correr o risco de repetir esses erros com as vacinas Covid-19: o impacto seria devastador, não apenas para a população afetada, mas para a campanha de vacinação em geral.

Prof Frajese: Mas qual é o vosso ponto de vista concreto?

Médicos britânicos: Nenhuma intervenção médica deve ser introduzida para todos, mas medidas diferentes devem ser tomadas para cada faixa etária e cada pessoa. Essa abordagem foi delineada em outubro passado pela chefe da força-tarefa de vacinação do governo do Reino Unido, Kate Bringham, que disse: “Precisamos apenas vacinar todos os que estão em risco. Não haverá vacinação para menores de 18 anos. Vacina apenas para pessoas com mais de 50 anos, com foco em profissionais de saúde, cuidadores domiciliares e indivíduos vulneráveis".

Prof Frajese: Parece-me sensato, proteger as categorias em risco e não correr o risco de prejudicar as outras categorias.

Médicos britânicos: Crianças saudáveis ​​têm muito poucas chances de contrair Covid-19, com risco de morte de 1 em 2,5 milhões. Nenhuma criança anteriormente saudável com menos de 15 anos morreu durante a pandemia no Reino Unido. Hospitalizações ou admissões em UTI são extremamente raras, a maioria das crianças é assintomática ou com sintomas muito leves.

Vacina anti-Covid em crianças: Também prejudicial para a imunidade coletiva

Prof Frajese: No entanto, o problema da imunidade do rebanho permanece, o que é importante para os idosos e as pessoas frágeis.

Médicos britânicos: A imunidade desenvolvida naturalmente por crianças e jovens dará uma imunidade geral mais ampla e duradoura do que a adquirida com a vacinação.

Prof Frajese: Diga-nos por que muitas crianças já estarão imunes.

Médicos britânicos: Já dois terços da população adulta inglesa, por exemplo, recebeu pelo menos uma dose da vacina Covid-19. Os modelos que pressupõem que a vacinação das crianças é necessária para atingir a imunidade de rebanho não levaram em consideração o percentual daqueles que já tinham imunidade antes de março de 2020, aqueles que a adquiriram naturalmente.

Prof Frajese: A Inglaterra está à frente em vacinação em relação à Itália, mas já obteve imunidade de rebanho (coletiva)?

Médicos britânicos: Modelos matemáticos desenvolveram recentemente cálculos que confirmam que foi alcançado desde 12 de abril de 2021. No entanto, a campanha de vacinação para grupos de idades cada vez mais jovens continua. Em 13 de maio, o MHRA recebeu um total de 224.544 eventos adversos (reações individuais indesejáveis ​​a medicamentos), incluindo 1.145 mortes em associação com as vacinas SARS-CoV-2, somente na Inglaterra. Relatos de acidente vascular cerebral por trombose venosa cerebral foram inicialmente limitados, mas conforme aumentou a conscientização, muitos outros relatos levaram à conclusão de que a vacina AstraZeneca não deve ser usada em adultos com menos de 40 anos de idade e esse resultado, imprevisível, também levou à suspensão do ensaio da vacina Oxford AstraZeneca em crianças. 

Os perigos da proteína Spike

Prof Frajese: Sim, de fato, muitos não querem ser vacinados com AstraZeneca.

Médicos britânicos: Infelizmente, eventos semelhantes também foram observados com o Vacinas Pfizer e Moderna no Sistema de Relatórios de Eventos Adversos dos Estados Unidos (Vaers). É provável que seja um efeito devido à proteína Spike. A possibilidade de novos problemas de saúde não pode ser descartada. Em Israel, onde as vacinas foram amplamente distribuídas para jovens e adolescentes, a vacina Pfizer foi associada a vários casos de miocardite em meninos, e surgiram preocupações sobre relatos de ciclos menstruais alterados e sangramento anormal em meninas após a vacina.

Prof Frajese: Os norte-americanos não parecem dizer o mesmo, a vacina é segura até para crianças, dizem todos os especialistas mais famosos.

Médicos britânicos: O mais preocupante em relação à possível vacinação de crianças é que houve um número preocupante de mortes relatadas recentemente (4178), associado à vacinação, relatado ao sistema VAERS nos Estados Unidos. Um grupo, o Frontline Doctors da América, está processando o governo e coletou 672.952 assinaturas para interromper o uso de vacinas experimentais. Em Israel, estima-se atualmente 1600 mortes pela mesma causa.

Prof Frajese: Vocês não estão me tranquilizando, eu tenho uma filha adolescente.

Médicos britânicos: Todos os estudos de fase 3 sobre a vacina Covid-19 estão em andamento e não se espera que sejam concluídos antes do final de 2022/início de 2023. As vacinas são, portanto, atualmente ainda experimentais, com apenas uma quantidade limitada de dados de segurança para adultos. prazo, e absolutamente nenhum dado de longo prazo disponível. Além disso, muitos estão usando uma tecnologia de vacina de mRNA inteiramente nova que nunca foi aprovada para uso em humanos. O mRNA é um pró-fármaco e não se sabe quanta proteína spike um indivíduo irá produzir. Os potenciais efeitos de início tardio podem levar meses ou anos para se tornarem aparentes. Os estudos limitados em crianças realizados até o momento são completamente insuficientes e não podem descartar efeitos colaterais graves, embora incomuns.

Prof Frajese: Mas as crianças têm toda a vida pela frente!

Médicos britânicos: Sim, e seus sistemas imunológico e neurológico ainda estão em desenvolvimento, tornando-os potencialmente mais vulneráveis ​​aos efeitos adversos do que os adultos. Ligações com doenças autoimunes e possíveis efeitos sobre a fertilidade já foram destacados. Um artigo publicado recentemente levantou a possibilidade de que as vacinas de mRNA da Covid-19 poderiam desencadear doenças neurodegenerativas baseadas em príons. Mas o mais importante é que todos os riscos, sejam eles potenciais, conhecidos ou desconhecidos, devem ser considerados na balança contra os riscos da própria Covid19.

Cálculo de benefício/risco para crianças não suporta administração

Prof Frajese: Portanto, uma relação risco/benefício muito diferente terá de ser aplicada às crianças e não aos adultos. Parece lógico para mim.

Médicos britânicos: Há uma sabedoria importante no Juramento de Hipócrates que afirma: "Primeiro: não faça mal". Todas as intervenções médicas apresentam riscos, por isso temos o dever de agir com cautela e proporcionalidade. Isso é especialmente verdadeiro quando a intervenção em massa em uma população absolutamente saudável está sendo considerada. Deve haver evidências claras de que os benefícios superam em muito os danos. A evidência atualmente disponível mostra claramente que o cálculo do risco versus benefício NÃO apóia a administração de vacinas Covid-19 em crianças. A Carta Internacional dos Direitos da Criança afirma que “a criança, devido à sua imaturidade física e mental, precisa de proteção e cuidados especiais, incluindo proteção legal adequada”. Como adultos, temos o dever de proteger as crianças de danos desnecessários e imprevisíveis.

Concluímos que é irresponsável, visto que é desnecessário, incluir crianças menores de 18 anos na vacinação da Covid-19. Os ensaios clínicos em crianças também apresentam enormes dilemas éticos, à luz da falta de benefícios potenciais para os participantes do estudo e riscos ainda desconhecidos. Seria necessário esperar até o final dos estudos atuais de Fase 3 e vários anos de dados de segurança em adultos para excluir ou quantificar quaisquer efeitos adversos potenciais.

Prof Frajese: E o que vocês propõem?

Médicos britânicos: Pedimos aos nossos governos e autoridades que não vacinem crianças contra a Covid-19. Extrema cautela foi exercida em muitos aspectos da pandemia, mas certamente agora é o momento mais importante para exercer a verdadeira cautela: não queremos ser a geração de adultos que, por pressa e medo, arriscam a saúde das crianças.

Prof Frajese: Vocês me convenceram, eu concordo!