“LARGADA” PELO GOVERNO NEOFASCISTA: CINEMATECA ARDE EM CHAMAS COM O MAIOR ACERVO DA AMÉRICA LATINA
Um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, sofre um
incêndio agora, no início da noite desta quinta-feira (29/07). Os bombeiros
foram chamados às 18h. Até o momento desta publicação o incêndio ainda não foi
controlado.A Cinemateca tem sido sucateada e abandonada desde o primeiro dia do
governo neofascista de Bolsonaro, e ainda não está descartado que a causa do
incêndio não tenha sido uma sabotagem criminosa contra nossa cultura nacional.
Um membro do corpo de bombeiros diz que o local tem “materiais combustíveis diferentes. Arquivos de filmes, que têm acetato altamente inflamável e todos os materiais que compõem a edificação”, disse Major Palumbo.O prédio que está sofrendo com o incêndio não é a sede principal da Cinemateca, onde fica o maior acervo audiovisual da América Latina.
O galpão atingido, que fica na Vila Leopoldina, na zona
oeste de São Paulo, abriga filmes de 35 mm e 16 mm, altamente inflamáveis. Lá
ficavam as cópias para exibição, e não os filmes originais.
Em abril, os trabalhadores da Cinemateca fizeram um manifesto dizendo que o acervo e os equipamentos corriam riscos por não estarem com acompanhamento.O manifesto alertava que: “O risco de um novo incêndio é real.O acompanhamento técnico contínuo é a principal forma de prevenção.O cumprimento da missão social da instituição é impossível na atual situação de abandono em que se encontra”.
Esse governo neofascista e sua corja de extrema direita, além de terem ódio da cultura popular brasileira, seguem à risca as ordens da governança global do capital financeiro, que determina que os gerentes nacionais dos Estados burgueses “ajustem” as contas públicas somente para o pagamento dos serviços da dívida contraída junto aos rentistas internacionais, agora decuplicada com os gastos da pandemia e as vacinas experimentais da Big Pharma.