domingo, 18 de julho de 2021

REJEITADAS TODAS RECLAMAÇÕES DA DIREITISTA KEIKO FUJIMORI: CASA BRANCA ORDENOU QUE JUSTIÇA ELEITORAL DO PERU DESSE “OK” PARA GOVERNO DA ESQUERDA BURGUESA

A Justiça Eleitoral do Peru (Jurado Nacional de Elecciones - JNE) finalmente reviu e rejeitou as reivindicações da direitista Keiko Fujimori para anular os votos do professor Pedro Castillo, oficializando a vitória eleitoral do candidato da centro-esquerda burguesa. Após uma longa espera de mais de um mês, ele foi proclamado neste domingo, 18, como presidente eleito e assumirá o cargo em 28 de julho. A direita respondeu com violência nas ruas como uma última manobra para atrasar a proclamação de Castillo mas a Casa Branca ordenou que as FFAA e a JNE aceitasse vitória de Castillo.  

O JNE, que corresponde à Justiça Eleitoral peruana, informou neste sábado (17) que revisou e rejeitou por “falta de sustentação” todas as reclamações apontadas pelos advogados da candidata derrotada nas eleições presidenciais, Keiko Fujimori. De acordo com as leis constitucionais do Peru, o candidato presidencial vitorioso no pleito recente, o professor e sindicalista rural Pedro Castillo, deve aguardar três dias após a declaração do JNE – prazo concedido para apelações – e ser proclamado no dia 20, oito dias antes da data prevista para a posse.

Não por acaso,  porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos Ned Price declarou anteriormente que as eleições presidenciais peruanas foram justas e um modelo de democracia na região, em uma demonstração de apoio a vitória de Pedro Castillo. “Felicitamos as autoridades peruanas por administrar de maneira segura outra rodada de eleições livres, justas, acessíveis e pacíficas, inclusive em meio aos importantes desafios da pandemia de Covid-19”, disse Price em nota. “As eleições recentes são um modelo de democracia na região. Apoiamos que as autoridades eleitorais tenham tempo para processar e publicar os resultados de acordo com as leis peruanas", acrescentou o porta-voz. 

O Peru realizou suas eleições de segundo turno para a Presidência do país no dia 6 de junho, e o tribunal eleitoral do país ainda avaliava algumas impugnações antes de declarar oficialmente o ganhador da disputa, que segundo a contagem de votos foi o candidato da esquerda burguesa Pedro Castillo, com uma estreita vantagem sobre a candidata de direita Keiko Fujimori, que alegava fraude para impedir a proclamação oficial do nome da centro-esquerda Perú Libre. 

As impugnações e pedidos de anulação de votos foram apresentadas em grande maioria por Keiko, filha do ex-presidente preso Alberto Fujimori, que foi descartada pela Casa Branca. Tanto que o representante ianque alertou “Os Estados Unidos esperam continuar essa importante aliança com o candidato devidamente eleito pelo povo peruano, como será confirmado pelas autoridades eleitorais peruanas”, afirmou no que foi atendido pelo JNE.