quinta-feira, 15 de julho de 2021

“ESTADO DE PREVENÇÃO” DECRETADO NA GUATEMALA: FECHAMENTO DO CONGRESSO GOLPE DE ESTADO E ESTADO DE SÍTIO AGORA TEM OUTRO NOME NA ÉPOCA DO FASCISMO SANITÁRIO DO FÓRUM DE DAVOS

Apresentando índices de desaprovação popular sem precedentes em apenas um ano e meio, a cúpula mafiosa do governo da Guatemala fechou o Congresso nesta quarta-feira (14/07) e decretou o Estado de Sítio, mal denominado agora na pandemia de “Estado de Prevenção’”. É uma tentativa de calar a classe operária e de silenciar as crescentes e massivas manifestações populares contra o reacionário presidente Alejandro Giammattei. Estes recentes ataques as liberdades democráticas são a mais clara demonstração da Nova Ordem Mundial, regida pelos rentistas do Fórum de Davos.

Vale lembrar que o mesmo presidente Giammattei que deixou a Covid se multiplicar, com hospitais sem medicamentos nem equipamentos e com salários atrasados de médicos e enfermeiros,  agora é o que tenta silenciar os protestos das massas com repressões, prisões e assassinatos, em nome da “segurança sanitária”. Somando oficialmente mais de 322 mil contágios e 10 mil mortos desde o começo da pandemia(quase dez vezes mais do que a vizinha Cuba), contra o que nada fez, o governo da Guatemala adotou medidas que limitam direitos constitucionais sob a alegação de que são para o “atendimento à saúde e o bem-estar da população”. 

A burguesia nacional busca salvar a própria pele, impondo entre outras medidas, a militarização dos serviços públicos e dos centros de ensino, e a intervenção nos serviços particulares, a imposição de condições ao direito de greve, seu impedimento ou proibição, a limitação de manifestações públicas e dissolução por força de toda reunião ou grupo, exigindo dos órgãos de difusão que evitem todas as publicações que incitem a alteração da ordem pública (conforme julguem as autoridades estatais). 

Conforme o desacreditado presidente Giammattei, não é o seu governo quem foi o incapaz, mas a luta da população , a quem qualifica de “essa gente”. Segundo Giammattei, “essa gente” está promovendo o vírus e fazendo com que a pandemia se irradie mais, que é o que estariam fazendo “através de uma série de manifestações ilegais”, sem máscaras nem distanciamento social. Mas a verdade é outra, as máscaras e o distanciamento  social aumentam a reprodução da virose e baixam a imunidade das pessoas trancafiadas em casa. 

O recente assassinato do jovem Frank Villa, presidente da Associação Fiscalizadora Pró-Justiça e Direitos Humanos, poucas horas depois de denunciar o presidente Giammattei, desencadeou uma avalanche de protestos.Um relatório da Unidade de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Guatemala (Udefegua) apontou um crescimento dos ataques contra ativistas sociais desde 2020: “O primeiro ano de governo de Alejandro Giammattei representou o aumento mais forte e profundo dos ataques a defensores dos direitos humanos”, frisou a organização. 

Recentemente, os representantes das comunidades indígenas estiveram reunidos em um ato oficial do governo e, frente a frente com o presidente, disseram que nada nem ninguém irá parar as mobilizações populares enquanto persistirem seus desmandos. “Isso é bem sintomático da debilidade de Giammattei, cujo governo é cada vez mais insustentável”, assinalaram as lideranças dos povos indígenas. O movimento de massas já está organizando uma nova jornada de atos e manifestações que visam derrubar o regime de exceção, agora batizado de “Estado de Prevenção”.