quinta-feira, 15 de julho de 2021

PSTU-LIT MAIS UMA VEZ DE MÃOS DADAS COM O IMPERIALISMO: CUBA, UCRÂNIA, LÍBIA, SÍRIA... E BRASIL, SEMPRE SOB AS ORDENS DA CASA BRANCA!

O PSTU acaba de lançar o artigo “Todo apoio à luta do povo cubano” em que declara “Cuba foi sacudida, neste domingo, 11, por uma onda de protestos populares. Nas ruas de Havana e em outras vinte cidades se expressou o esgotamento social. A fome, o desemprego, o desabastecimento, a incapacidade do sistema de saúde para controlar a pandemia e, como se não fosse o bastante, a repulsa à ditadura de uma oligarquia concentrada na alta cúpula do Partido Comunista de Cuba, o PCC, o único permitido no país, e das forças armadas. É isso o que está na base das manifestações” (14.07). Obviamente não há uma palavra de denúncia da LIT que essas manifestações são manipuladas pela Casa Branca a partir de uma pandemia orquestrada, que tem como um dos alvos a Ilha, que sofre um ataque bacteriológico: mais de 6.000 casos e 51 óbitos por Covid ontem (14/07). Um dos países que em toda pandemia teve menos mortes do planeta (1500) e de repente logo após a derrota dos EUA na ONU chega a “Variante Delta” para promover crise e protestos contra o regime Castrista. O PSTU segue o mesmo caminho revisionista vergonhoso de capacho do imperialismo ianque que adotou na Líbia, Síria, Ucrânia, Bielorússia e no Brasil!

O PSTU está comemorando as manifestações que vem ocorrendo em Cuba devido a crise econômica imposta pela pandemia de Covid-19 e manipuladas pela Casa Branca. Todos os artigos recentes da LIT celebram que a “cresce a oposição ao regime”, os Morenistas só não dizem que esta oposição é patrocindada pela Casa Branca, que assim como o PSTU considera o regime castrista como uma “ditatura repressora”. 

Segundo a LIT “Cuba é, há mais de duas décadas, um Estado capitalista em acelerado processo de semicolonização. Nesse contexto, seu regime deve ser definido como uma ditadura capitalista, sem liberdades democráticas para os trabalhadores e o povo e com repressão para as diferentes manifestações opositoras” (site LIT, 14.01.2021) e conclui “Defendemos as liberdades para todos, para que os trabalhadores possam lutar melhor contra esta exploração capitalista e contra a ditadura castrista. Esta luta só pode ser levada até o final com a derrocada do regime castrista, que as impede de modo absoluto”. A LIT ainda afirma que “Com respeito à luta antiditatorial e pelas liberdades democráticas para os trabalhadores e as massas, podemos dizer que a situação cubana é similar à luta contra outras ditaduras capitalistas”.

Seguindo esse caminho, o PSTU faz “frente única” com o imperialismo ianque contra Cuba, assim como estabeleceram aliança com a OTAN contra Kadaffi! Por isto, o PSTU defendeu a blogueira contrarrevolucionária Yoni Sanches quando ela veio a Brasil (que também está comemorando as atuais manifestações em Cuba) declarando cinicamente: “Suposições sobre suas reais motivações à parte, fato é que a blogueira faz uma crítica correta a partir de um fato concreto: a ausência de liberdade de expressão e organização em seu país. Ou os defensores do castrismo também dirão que vigora a democracia na ilha? Seria possível, por exemplo, organizar um partido que se coloca como oposição à burocracia castrista, como o PSTU, em Cuba? Ou como o PSOL? Ou qualquer partido ou organização sindical que tenha como objetivo organizar os trabalhadores e o povo de forma independente do governo? Sabemos muito bem que não”. Estes calhordas são os mesmos que seguem ao lado dos “rebeldes” made in CIA na Síria, armados e treinados pelo imperialismo. 

A LIT lava suas mãos para a defesa das conquistas revolucionárias (ainda que já bastante descaracterizadas, elas continuam existindo) da ilha e torna-se despudoradamente “um instrumento passivo do imperialismo” como diria Trotsky. 

Já em 2006, em sua revista “teórica”, Marxismo Vivo nº 14, a LIT incorporara definitivamente ao seu programa a plataforma contrarrevolucionária burguesa para Cuba, substituindo por completo as tarefas da revolução política pela defesa da democracia burguesa “contra a ditadura do partido único”, sem delimitar um só instante seu programa do programa capitalista, sem defender a legalização unicamente dos partidos soviéticos, a instauração de um governo operário e camponês e uma verdadeira ditadura proletária. 

A LIT concebe que o regime castrista é um regime “bonapartista burguês” (Marxismo Vivo nº 14). Contra estes regimes ditatoriais os morenistas adotam desde a década de 80 o programa da “revolução democrática”. Uma “ideia” nada genuína. Mera versão pseudotrotskista das velhas concepções etapistas do próprio stalinismo e da social-democracia. Do ponto de vista conceitual do marxismo, se separamos as frases usadas por estes pseudotrotskistas para se disfarçarem de “revolucionários” aparecerá a verdadeira política da LIT: a defesa da restauração capitalista democrática. 

Trotsky advertiu uma e outra vez sobre os perigos de confundir as bandeiras da oposição antiburocrática operária com a oposição restauracionista. Assim, por exemplo, se opôs explicitamente à palavra-de-ordem de “Abaixo Stalin” nos anos 30. “É verdade que a consigna ‘Abaixo Stalin’ no partido como no exterior está cada vez mais popular... Não obstante, acreditamos que este ‘slogan’ é falso. Alguém pode ver uma vantagem nesta consigna, mas ao mesmo tempo, indubitavelmente, seu perigo. Assumir uma camuflagem e dissolver-se politicamente no descontentamento geral com o regime stalinista é algo que nós não podemos fazer, nem devemos fazer nem faremos” (Abaixo Stalin não é nossa consigna, Escritos, março/1933). 

Embora mantendo a mesma posição criminosa que tiveram para a Europa Oriental e URSS também para os demais Estados operários ainda existentes, como Cuba, inclusive já caracterizando a Ilha como um Estado capitalista, muitos morenistas ficam se lamoriando que "infelizmente, as revoluções políticas não foram dirigidas por correntes trotskistas, e sim por direções restauracionistas, nacionalistas e pro-imperialistas. Ao triunfo revolucionário inicial das massas, seguiu-se e segue um processo regressivo em relação à vitória histórica de Outubro e à formação dos Estados operários assentados na propriedade socializada". Sério??? Reconhecer a importância devida às consignas democráticas nada tem a ver com fazer da democracia burguesa o eixo central do programa trotskista, como fazem os revisionistas. 

Diante de um Estado operário burocratizado os marxistas revolucionários não defendem retroceder em direção à democracia burguesa, ou seja, não acreditam que em face à burocratização da ditadura do proletariado a saída esteja em retomar a ditadura da burguesia. Defendem sim o avanço em direção à democracia dos conselhos revolucionários. 

Por esta razão o Programa de Transição não defende a volta à democracia burguesa e a legalização de todos os partidos de uma maneira geral, mas unicamente defende a democracia soviética, a legalização dos partidos soviéticos e o conjunto das liberdades que os conselhos populares decidirem. “A Plataforma da Oposição de Esquerda não contempla, naturalmente, uma democracia absoluta e autossuficiente, acima da realidade política e social. Necessitamos da democracia para a ditadura do proletariado e dentro dos marcos desta ditadura” (Es necesario concertar un acuerdo intrapartidario honesto, 30/3/1933). 

É inegável que a ofensiva imperialista mundial desatada com a fantasiosa “revolução árabe” animou também a grande maioria das organizações pseudotrotskistas a engrossar a torcida junto com a Casa Branca pela “democracia” em Cuba. 

Com seus distintos matizes, as conclusões sobre o caráter de classe do Estado cubano variam, mas nenhuma destas escapa de lançar suas aspirações “democratizantes” para por fim ao “regime totalitário”. Objetivamente, levantam contra o proletariado cubano e mundial as bandeiras de seus inimigos de classe gusanos de Miami em favor da implementação da democracia burguesa na ilha, ou seja, o retorno à ditadura do capital. 

A opção do imperialismo ianque no momento é fomentar a “reação democrática”, ou seja, minar as bases do Estado operário “por dentro”. Inspira-se na própria dinâmica política da mal chamada “revolução árabe”. Fornecendo milhões de dólares a grupos contrarrevolucionários (Igreja católica, Damas de Branco, Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional etc.) assim como Yoani Sánchez, o Pentágono pretende criar uma alternativa política ao castrismo capaz de se alçar como direção do processo de restauração capitalista em Cuba, para transformá-la em mais um território aberto para seu capital. 

O atual governo Biden dos EUA tem como objetivo abertamente expresso a mudança do regime em Cuba por meio do financiamento de uma oposição interna como ocorreu agora na crise da pandemia de Covid-19. 

Suas iniciativas acenam também para a aproximação com setores da própria burocracia castrista que cada vez mais se acercam do imperialismo europeu almejando transformar-se em novos ricos diante de uma futura queda de Cuba. 

As bases materiais da divisão da burocracia são as próprias relações comerciais de Cuba com os Estados capitalistas, principalmente europeus, que fortalecem no interior da camarilha burocrática a tendência a que em pouco tempo um setor desta rompa com o aparato central do castrismo e se lance em luta aberta pela restauração capitalista do Estado operário. 

Por essa razão, a burocracia castrista tenta aparentemente copiar parcialmente a “via chinesa” de restauração capitalista, em um processo ordenado e centralizado de medidas que, levadas a frente sob seu controle político, avançam o ritmo da restauração capitalista. Cuba permite há mais de uma década a entrada do capital estrangeiro para o desenvolvimento de indústrias estratégicas como o turismo e, recentemente, a do petróleo, na qual um consórcio da Repsol-YPF começará a explorar este ano em águas cubanas. 

Não é a adoção de medidas de mercado em si pela burocracia que colocam em decomposição o Estado operário e o fazem retornar gradualmente ao capitalismo. Se fosse assim, Lenin e Trotsky seriam os ideólogos da restauração capitalista ao defenderem em 1921 a NEP, uma política de concessões às empresas capitalistas para investirem na URSS, inclusive em setores estratégicos, como a exploração de petróleo. 

Na verdade, qualquer Estado operário, para não se “decompor” em uma economia mundial capitalista, terá que adotar, em função do cerco econômico internacional, determinadas medidas de mercado para garantir sua sobrevivência. 

O que os trotskistas combatem a fundo é a estratégia da burocracia stalinista que, enquanto faz essas concessões, aniquila a existência dos sovietes e da democracia proletária, instrumentos que colocariam essas medidas sob controle operário e segue com sua política de “socialismo em um só país” e de colaboração de classes em escala mundial, sabotando a revolução. 

Desta forma, as concessões feitas pela burocracia do PCC como as expressas no “Projeto” aprovado nos últimos congressos do partido não são uma continuação da luta de classes sob outra forma para fortalecer a luta pelo socialismo, como defendia Lenin, mas constituem um fim em si mesmo que termina provocando objetivamente um processo de restauração capitalista aberto. 

Os morenistas não se contentam com a restauração na URSS e no Leste europeu e declaram criminosamente que "continua o combate pela derrubada dos regimes totalitários na China, Albânia, Coréia do Norte, Vietnã e Cuba (independentemente da forma que tome a revolução política em cada um deles), em todos os quais já começou a contagem regressiva" (Correio Internacional, julho de 1990).

 

Nada mais sórdido e criminoso os morenistas se colocam pela derrubada dos regimes burocráticos, inclusive, em favor da possibilidade mais factível que, pela ausência de um genuíno partido revolucionário, assumissem no seu lugar regimes capitalistas (a ditadura da burguesia) ávidos por liquidar com as condições de vida das massas. 

Mas, como se não bastasse tamanha manifestação de anti-defensismo, reivindicam esta via contra-revolucionária, "independentemente" da forma truculenta que venham assumir os novos regimes totalitários, que lançarão mão de todos os expedientes (terror das máfias, guerras fatricidas, privatizações, demissões em massa, etc) para reconquistarem o espaço expropriado dos capitalistas há várias décadas. 

Na verdade, ao contrário dos verdadeiros trotskistas que se colocam incondicionalmente em defesa dos Estados operários, os morenistas estão incondicionalmente pela restauração capitalista, ou seja, contra os Estados operários. 

Para os revolucionários, que mantêm um profundo compromisso com a classe operária mundial, diferente dos pequeno-burgueses apenas preocupados com o próprio umbigo e para os quais tanto faz o desdobramento da luta de classes no interior dos Estados operários, estava claro, há mais de 50 anos, o que prognosticava Trotsky em A Revolução Traída, "a queda da ditadura burocática atual, sem que fosse substituída por um novo poder socialista, anunciaria, também, o retorno ao sisema capitalista com uma baixa catastrófica da economia e da cultura" (China: capitalismo ou Estado operário degenerado?, Jornal Luta Operária nº 18, 05/97). 

Ainda que como trotskistas lutemos por uma revolução política na Ilha para que os trabalhadores controlem verdadeiramente o poder e os meios de produção, acabando com os privilégios da casta burocrática castrista que governa o Estado operário segundo seus interesses de camarilha, somos conscientes que o inimigo maior de Cuba e suas imensas conquistas sociais é o imperialismo ianque e europeu. 

Por esta razão, defendemos incondicionalmente a Ilha operária e nos postamos em frente única com aquelas forças anti-imperialistas que rechaçam a presença desta figura abjeta em nosso país. A destruição da Líbia pela OTAN em nome do combate a “ditadura totalitária” e da “democracia”, ou seja, os mesmos “valores universais” propagados pela blogueira mercenária e, vergonhosamente, também defendidos por setores da esquerda, demonstram que tal cantilena falaciosa não passa de uma cortina de fumaça para atacar as conquistas históricas de países cujos regimes políticos não estão alinhados com a Casa Branca. 

Para os marxistas revolucionários, a alternativa colocada no horizonte político é estabelecer um duro combate às posições revisionistas e pró-imperialistas, como as expressas pelo PSTU, que já entrega Cuba às garras do capitalismo. 

Ao mesmo tempo, desmascaramos a falsa “idolatria” que os “amigos de Cuba” de ocasião, como o PCdoB, fazem do regime castrista, identificando-o como o genuíno socialismo. Em resposta ao regozijo do grande capital, as aspirações pró-capitalistas crescentes de setores da burocracia castrista e do sorriso cínico das hienas revisionistas que torcem pela derrubada contrarrevolucionária do regime stalinista e junto com ele as conquistas da revolução, levantamos a necessidade urgente da construção do partido trotskista defensista e conspirativo em Cuba, o único instrumento capaz de deter de forma consequente o retrocesso ao capitalismo. 

Contra o programa da restauração democrática, do sufrágio universal onde os mais ricos compram e corrompem o poder político, da legalização de partidos burgueses, Ongs capitalistas e do fim da tutela da economia pelo Estado, defendemos o programa da revolução política proletária, que passa pela defesa incondicional de Cuba e das conquistas da revolução. 

Como trotsquistas entendemos que a única possibilidade de um Estado Operário, instaurado pela via revolucionária, conseguir manter as bases de sua economia socializada e romper o cerco do mercado mundial capitalista, é desenvolvendo o internacionalismo revolucionário, ampliando desta forma alianças com regimes que possuam o mesmo conteúdo social. 

Portanto, para os trotsquistas, a questão fulcral que cruza Cuba, não é o surgimento das “liberdades democráticas”, tampouco “combater” as desesperadas medidas de mercado da burocracia como sendo o fim do regime revolucionário, o centro de nosso programa deve ser a defesa do internacionalismo proletário e a extensão da revolução para todo o continente.