quarta-feira, 7 de julho de 2021

ATOS PELA LIBERDADE DA LÍDER INDÍGENA MILAGRO SALA: LUTADORA SOCIAL ESTÁ ENCARCERADA ARBITRARIAMENTE NA ARGENTINA

Nesta semana estão marcados atos políticos pela liberdade de Milagro Sala, a líder indígena argentina presa arbitrariamente com a pena de 5 anos de detenção. Por meio de várias iniciativas populares e massivas que vão durar até o dia 9 de julho, a injustiça cometida contra a dirigente do movimento Túpac Amaru será lembrada e a luta internacional para libertá-la será fortalecida.

O coordenador nacional de Túpac Amaru, Alejandro "Coco" Garfagnini, disse à mídia local que dos 2.000 dias de detenção de Milagro e outros companheiros, "mais de 550 dias se passaram com a decisão do peronismo". As manifestações expressarão solidariedade aos líderes sociais detidos arbitrariamente durante o governo do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), em particular na província de Jujuy e mantidos presos no governo de Alberto Fernádez.

Sala foi presa em janeiro de 2016, após ser acusada de “instigação à prática de crimes” e forte pressão para mandá-la à prisão pelo governador da província de Jujuy, Gerardo Morales. Em entrevista transmitida por uma emissora de rádio, o líder indígena declarou que “alguns acreditam que devemos continuar acreditando na Justiça, mas, infelizmente, a justiça na Argentina tem as cores pintadas de Cambiemos (partido de Macri) e, em Jujuy, da UCR (Unión Cívica Radical, onde Morales é militar)”, disse. Sua detenção é considerada arbitrária e de caráter político.

Sala destacou que na citada província existe um “laboratório” de perseguição política, “e a subjugação da justiça aos adversários tem um aperto de mão que é a Polícia da província”, disse. 

O Blog da LBI se soma aos organizadores da campanha pela libertação de Milagro Sala e sustentam que a Justiça argentina está alinhada contra os lutadores e representantes populares, enquanto olha em outra direção quando se trata de Macri e outros políticos ligados à má gestão com fundos estatais.