sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

NA ABERTURA DA CARAVANA DO PT COM HADDAD EM FORTALEZA, OPOSIÇÃO DE LUTA DOS PROFESSORES REALIZA MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNADOR CAMILO SANTANA, CIRISTA E BOLSONARISTA, QUE VEM IMPONDO A REFORMA NEOLIBERAL AO FUNCIONALISMO PÚBLICO!


Militantes da Oposição de Luta dos Professores do Ceará, filiada a TRS, realizaram na noite desta sexta-feira, 15 de fevereiro, em frente ao Hotel Osásis Atlântico, onde realizou-se a abertura da Caravana do PT com Fernando Haddad em Fortaleza, um ato político de protesto contra o governador Camilo Santana. Camilo é um verdadeiro fantoche nas mãos de Ciro Gomes e já se comprometeu com o governo Bolsonaro em apoiar a reforma ultra-neoliberal da previdência no Congresso Nacional, orientando os parlamentares de sua base a votarem a favor desse duro ataque aos trabalhadores. O companheiro Antônio Sombra, professor da rede pública estadual de ensino e dirigente da Oposição, fez uma intervenção no carro de som denunciando os ataques do governador do Ceará. O “petista” desvinculou a assistência médica dos servidores públicos do sistema de previdência do estado, impondo uma reforma neoliberal da previdência do funcionalismo que aumenta progressivamente a contribuição de 11% até 14%, o que representa um brutal confisco nos arrochados salários da categoria. Por sua vez, o plano de saúde até então subsidiado pelo governo agora é descontado em folha, em um corte salarial direto no bolso dos trabalhadores! No seu governo a reforma da Previdência estadual foi aprovada em novembro de 2018, em votação na Assembleia Legislativa, incluindo na pauta a regulamentação do teto igual ao do INSS, de R$ 5.645,80, na aposentadoria dos servidores que passassem a integrar o funcionalismo a partir do momento em que lei passou a vigorar. Para se somar ao teto, parlamentares da base de apoio do governador Camilo aprovaram também a criação da Fundação de Previdência Social do Ceará (Cearaprev), que atuará na gestão da aposentadoria regular dos servidores, até o teto, e ainda da Fundação de Previdência Complementar do Ceará (Prevcom), para os que escolherem ganhar acima deste teto, ou seja foi introduzido no estado o malfadado sistema de capitalização, tão ansiado pelos rentistas na reforma nacional bolsonarista. 




A Direção Nacional do PT elogiou a “reforma” do seu governador, mesmo plenamente consciente que se trata de um fantoche da oligarquia Ferreira Gomes, aplicando um draconiano “ajuste” neoliberal no Ceará. Nessa senda Camilo e seu padrinho político Ciro Gomes resolveram ir mais longe ainda, oferecendo seu “projeto” estadual de arrocho dos trabalhadores para ser incorporado aos planos de governo do neofascista Bolsonaro. A iniciativa do “petista” Camilo não é um mero “deslize” na direção da colaboração com o governo central e seus tutores do mercado financeiro, mas uma aproximação planejada pela oligarquia Gomes com o Planalto. Os militantes da Oposição de Luta dos Professores do Ceará foram até a atividade de Haddad do PT em Fortaleza para desmascarar a gestão burguesa da Frente Popular e convocaram o conjunto dos servidores públicos e trabalhadores de todas as categorias a organizarem na base a resistência aos planos nefastos de Camilo e Bolsonaro, construindo nas escolas e locais de trabalho uma verdadeira Greve Geral para derrotar a investida neoliberal através da luta direta dos trabalhadores!