sábado, 2 de maio de 2020

“BIOMODULINA T”: UM IMPORTANTE MEDICAMENTO CUBANO CONTRA O COVID-19 “IGNORADO” PELA OMS E A MÍDIA CORPORATIVA MUNDIAL *


A “Biomodulina T”, um medicamento desenvolvido pela avançada ciência cubana, não evita o contágio com o novo coronavírus, mas ajuda a estimular o sistema imunológico das pessoas pertencentes a grupos vulneráveis de risco para que, em caso de infecção, sua resposta ao vírus seja melhor e apresentem menos complicações. A biotecnologia cubana vem mostrando seu desenvolvimento e qualidade no panorama internacional, há muitas décadas. No contexto da luta contra esta pandemia, uma das instituições de referência da indústria biotecnológica cubana, o Centro Nacional de Biopreparados(BioCen), está na vanguarda entre os fornecedores de fármacos de que o Estado Operário precisa para combater o novo coronavírus, pois tem a seu cargo a produção do Interferon Alfa 2B Humano Recombinante, e inclui, como produto endógeno do centro, a fabricação, em grande escala da “Biomodulina T”. Relativamente a esta última, a diretora geral do Biocen, Tamara Lobaina Rodríguez, explicou que se trata de um imunomodulador fabricado a partir de produtos naturais, que conta com uma eficácia já verificada no tratamento de afecções respiratórias em idosos, pelo qual foi considerado entre os 22 medicamentos de primeira linha para combater a Covid-19 em Cuba. A diretora explicou também que este fármaco é destinado, fundamentalmente, a elevar o nível imunológico de pacientes doentes, e de forma profilática, o pessoal responsável por trabalhar diretamente com contagiados e casos suspeitos.


As autoridades sanitárias cubanas esclareceram que não se trata de um medicamento que evita o contágio com o novo coronavírus, mas garantem que ajuda a estimular o sistema imunológico das pessoas pertencentes a estes grupos vulneráveis para, em caso de infecção, a sua resposta ao vírus seja melhor e apresentem menos complicações. De acordo com José de Armas Rodríguez, director adjunto do Biocen, a instituição conta com cinco unidades de produção, entre as quais está a de ingredientes activos, onde se produz o composto necessário para a elaboração da “Biomodulina T”,um medicamento que vem sendo produzido há mais de 12 anos neste centro, com bons resultados. De Armas Rodríguez indicou que a entidade vem gerindo, através do Grupo Empresarial BioCubaFarma, os insumos necessários para a produção da “Biomodulina T” destinados ao mercado nacional, de maneira que seja garantida, em tempo, a produção do produto e não existam “engarrafamentos” nos processos de fabricação.

De acordo com os estudos realizados no Biocen pela doutora Mary Carmen Reyes Zamora, chefe do grupo de Testes Clínicos do centro, a “Biomodulina T” é um imunomodulador biológico, de procedência totalmente natural, composto fundamentalmente por frações específicas do timo dos bovinos. Sua ação principal consiste em estimular a produção de Linfócitos T e em fortalecer a diferenciação das células linfoblastóides do timo, uma das principais glândulas do sistema imunológico. A especialista acrescenta que este medicamento, do tipo parenteral (injetável) tem seu registro para estados de disfunção imunológica do tipo celular, como as infecções respiratórias nos idosos. A eficácia e segurança do seu uso para combater estes padecimentos, neste grupo da população, é apoiada pela sua indicação médica e comercialização durante vários anos, nos quais se registram reações adversas mínimas.  De acordo com o relatório de pesquisas do produto “Biomodulina T”, ele demonstrou ser útil em retardar o processo de senectude imunológica ou deterioração gradual do sistema imunológico, provocado pelo avanço natural da idade.


A doutora Reyes Zamora mencionou que, diante desta pandemia global, o Biocen propôs-se incluir a “Biomodulina T” no tratamento das pessoas com a Covid-19 a partir de duas perspectivas, primeiramente e respeitando os protocolos éticos para a realização de testes clínicos, usar o fármaco em pacientes positivos ao vírus Sars Cov-2 em etapas precoces,  já que foi verificado cientificamente que esta doença faz diminuir os linfócitos T, por outro lado, o medicamento foi proposto para seu emprego preventivo em grupos de risco, ou seja, idosos e pessoas com doenças crónicas associadas, tais como a diabetes mellitus e padecimentos cardiovasculares.

A chefe do grupo de Testes Clínicos do Biocen garantiu que a Biomodulina T foi incluída no quadro básico de medicamentos em Cuba, com resultados muito favoráveis na prevenção de infecções recorrentes nos idosos. Tanto a experiência clínica quanto o conhecimento dos mecanismos de acção sugerem sua aplicação bem sucedida em outras doenças imunológicas. Atualmente em são tratados por volta de 20 mil pacientes com a capacidade produtiva que apresenta o Biocen, pelo qual se estima que com o aumento planejado dos níveis de produção seriam beneficiados com a “Biomodulina T”aproximadamente mais de 100 mil pessoas em Cuba o qual daria resposta à vulnerabilidade dos grupos de risco do país perante a Covid-19.

*Com informações do Periódico “Granma” de Cuba