ESQUERDA OTANISTA COMEMORA “INSURREIÇÃO POPULAR” EM BANGLADESH... “REVOLUÇÃO COLORIDA” FOI O QUE REALMENTE OCORREU NO PAÍS
A Esquerda Otanista como os Morenistas (PSTU/LIT, CST-UIT e CS argentina) apresentam a operação de “Revolução Colorida” ocorrida em Bangladesh como uma verdadeira Insurreição Popular. A CS celebra que “A insurreição no Bangladesh, com os seus estudantes no comando, poderá tornar-se um antes e um depois da situação política e social em termos internacionais. É provavelmente uma das expressões mais contundentes do início de uma ascensão nas lutas do movimento de massas” (08/08). Nada mais falso! Não por acaso a ex-primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, política burguesa que não temos qualquer afinidade política, mas que foi alvo do imperialismo ianque, acusou os EUA de orquestrar sua expulsão por se recusar a desistir da Ilha de São Martinho.
Os auxiliares mais próximos de Hasina enviaram uma declaração na qual a ex-dirigente do país explica por que renunciou e alerta sobre possíveis provocações e manipulações. “Se eu tivesse renunciado à soberania da ilha de São Martinho e tivesse permitido que os Estados Unidos dominassem a Baía de Bengala nada disso teria ocorrido. Peço ao povo da minha terra que não se deixe manipular” afirmou.
A antiga primeira-ministra dirigiu-se aos estudantes que ainda protestavam, afirmando que “os conspiradores se aproveitaram da inocência” dos jovens e usaram-nos para desestabilizar a nação. Em 5 de agosto, Hasina renunciou ao cargo e fugiu para a Índia em meio a protestos que custaram a vida de centenas de pessoas na última semana.
Essa questão fica evidente na medida que uma “Revolução Colorida” foi operada em Bangladesh, tanto que quem assumiu como primeiro-ministro interino foi o rentista Muhammad Yunus, dono do Banco Grameen. Yunus é um homem de confiança da Casa Branca. Até a década de 80 morava nos Estados Unidos e fez carreira por lá. Recebeu uma medalha presidencial da liberdade dos EUA em 2009 e uma medalha de ouro do congresso norte-americano em 2013. Além disso foi “Prêmio Nobel da Paz” justamente por fazer o jogo da Governança Global do Capital Financeiro.
Como o Blog da LBI denunciou em primeira mão há dias atrás o “principal fator dos protestos que estão atingindo o Bangladesh é o envolvimento encoberto dos Estados Unidos que, assim, se livraram de uma figura não diretamente alinhada a Casa Braca na região, afirmou o marechal aposentado indiano Muthumanikam Matheswaran. ‘Acho que o principal fator foi o fato de os EUA considerarem Hasina muito próxima da China, ignorando a sua amizade com a Índia. Mas Hasina era vista como uma política independente. Os EUA atingiram seu objetivo ao tirá-la do poder’, disse Matheswaran (Blog da LBI, 05/08). Agora nossa denúncia está plenamente confirmada!