segunda-feira, 5 de agosto de 2024

QUAL É O ARSENAL BÉLICO DO IRÃ PARA ATACAR ISRAEL? RESPOSTA AOS TERRORISTAS ISRAELENSES DEVE SER VIGOROSA SOB PENA DE DESMORALIZAÇÃO DO REGIME DOS AIATOLÁS 

Uma série de declarações de lideranças estatais iranianas, incluindo o “líder supremo” da Revolução Islâmica, o Aiatolá Seyed Ali Khamenei, o presidente Masud Pezeshkian e a cúpula do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica (IRGC), indicam que o regime sionista deve preparar-se para um ataque militar sem precedentes na história. Espera-se uma vigorosa resposta do regime nacionalista dos Aiatolás contra o enclave de Israel, sob pena da desmoralização completa do país diante das massas árabes e palestinas.

Após o ataque terrorista que tirou a vida de Ismail Haniyeh ,o Irã apelou inutilmente ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que tomasse medidas imediatas e decisivas, descrevendo o ataque como uma “Grave violação da soberania e integridade territorial do Irã”. Porém com já era esperado o covil de bandidos da ONU chancelou mais uma vez os sicários sionistas. Diante desse cenário, somente resta ao regime nacionalista burguês dos Aiatolás iniciar uma dura resposta militar para vingar a morte do dirigente do Hamas, ocorrida em seu próprio território.

Há um debate intenso nos círculos militares iranianos sobre a intensidade de sua resposta ao ataque terrorista do enclave de Israel. O Irã possui um enorme arsenal de armas de precisão de longo alcance, como demonstrou nos últimos anos contra redutos terroristas regionais e com ataques diretos contra o enclave sionista realizados em abril deste ano. O país persa possui um grande estoque de mísseis balísticos de cruzeiro e hipersônicos, de longe o maior da região e um dos quatro maiores do mundo, bem como alguns dos mais avançados modelos de munições letais, também em quantidades colossais.

Mísseis balísticos longos projetados especificamente para retaliação contra o regime sionista incluem Shahab-3, Qadr-110, Fayr-3, Ashura, Seyil, Emad, Qiam-1, Rezvan, Jorramshahr e Jeibar, enquanto os relativamente menores incluem Dezful, Jeibar Shekan e Hach Qasem. O primeiro grupo de mísseis balísticos tem um alcance de 1.000 a 2.500 quilômetros e uma ogiva de 700 a 1.500 quilogramas, enquanto o segundo grupo tem um alcance de 1.000 a 1.500 quilômetros e carrega principalmente uma ogiva de meia tonelada.

Isto significa que o Irã é capaz de atacar alvos sionistas a partir de qualquer base ou local balístico em todo o país, e a sua grande carga útil é equivalente à dos mais poderosos destruidores de bunkers e pode penetrar alvos endurecidos protegidos por vários metros de betão. Novidades no arsenal de mísseis do Irã são os mísseis hipersónicos Fattah guiados com precisão, com uma velocidade terminal de Mach 13 a 15, e a nova versão do planador Fattah-2, ambos intocáveis ​​pelos sistemas de defesa aérea existentes.

Além disso, os estágios posteriores desses modelos também possuem velocidades hipersônicas, de Mach 5 a 12, tornando-os também difíceis de interceptar por sistemas inimigos, como demonstrou a operação ‘Promessa Verdadeira ’ de abril. Os mísseis de cruzeiro iranianos de longo alcance incluem Soumar, Meshkat, Ya-Ali, Hoveyzeh, Abu Mahdi, Paveh, Talaiyeh e Qadr-474, enquanto as munições de longo alcance (drones kamikaze) incluem Ababil, Arash, Shahed-131, Shahed-136 e Shahed-238.