sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ATO CONTRA A INTERVENÇÃO NA UFC: FORA O INTERVENTOR DE BOLSONARO, CANDIDO ALBUQUERQUE, FILHOTE DE FASCISTA! OCUPAR A REITORIA E CONVOCAR A GREVE DE TODA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA!


O fascista Bolsonaro impôs Candido Albuquerque como interventor na UFC. Conhecido por suas posições direitistas, o capacho de Bolsonaro na Universidade tem como função levar adiante o plano privatista do MEC, o mal chamado “Future-se”. Ele inclusive entrou na justiça burguesa para criminalizar o movimento que contestou sua posse e que hoje (30.08) protagonizou um protesto nos Jardins da Reitoria. Não podemos aceitar esse golpe contra a vontade democrática da comunidade universitária que não o escolheu como Reitor. Diante da verdadeira intervenção na UFC devemos organizar imediatamente a Greve Geral de toda a comunidade universitária, unido professores, estudantes e servidores! Já passa da hora de seguirmos o exemplo dos estudantes do CEFET-RJ que expulsaram na luta direta o interventor imposto pelo canalha o Ministro da Educação Abraham Weintraub. Que o exemplo do CEFET-RJ inspire o movimento estudantil da UFC, ocupando a Reitoria para impedir que Candido Albuquerque dê segmento aos planos neoliberais de Bolsonaro conta a universidade pública! Lembremos que os estudantes cariocas fizeram uma barreira humana para impedir a entrada do interventor na sala da direção geral, agora aqui na UFC devemos impedir que o interventor cotidianamente atue como agente do MEC, vamos ocupar a Reitoria e paralisar todas as unidades de ensino e trabalho da universidade! Para vencer é preciso superar a política de paralisia do DCE e da UNE (PCdoB-PT) que se resumiu até agora a fazer um pequeno acampamento nos Jardins da Reitoria. O próprio DCE encontra-se mergulhado em uma crise política, tanto que uma “Comissão Gestora” controlada pelo PCdoB e o Levante Popular da Juventude (Consulta Popular) está provisoriamente no comando da entidade. Na “oposição” encontra-se o campo formado pela Articulação de Esquerda, RUA (Insurgência) e Afronte (Resistência). Esses setores da Frente Brasil Popular e da Frente Povo sem Medo tendem a se unificar em uma chapa única em nome do “combate ao interventor” mas sequer conseguem ocupar de fato a reitoria e construir a greve estudantil para enfrentar Bolsonaro, em resumo, são um entrave a luta consequente do movimento estudandil.



A militância da Juventude Bolchevique (JB) esteve presente no ato político de hoje realizado nos Jardins da Reitoria da UFC e na Praça da Gentilândia (Benfica). Defendemos convocar todos os estudantes a paralisarem as atividades por tempo indeterminado, iniciando uma greve estudantil que mobilize a juventude e arraste atrás de si professores e servidores!  Os estudantes de todo o Brasil devem ter claro, especialmente os ativistas do movimento estudantil, que todas as instituições do País correm o mesmo perigo: terem a mão de ferro do governo do fascista Bolsonaro sobre eles, para os esmagar. Por essa razão os estudantes em unidade com professores, funcionários da UFC e demais instituições de ensino precisam se organizar para combater e expulsar os agentes da extrema-direita e os elementos fascistas dos postos de comando da universidade, como é o caso do interventor Cândido Albuquerque porque seu único objetivo é reprimir a comunidade acadêmica e destruir o ensino público para entregá-lo aos grandes tubarões capitalistas. É preciso levar adiante essa luta a nível nacional, fazendo uma ampla mobilização para pôr abaixo o governo fascista Bolsonaro/Morão e todos os seus interventores nas universidades, construindo uma alternativa revolucionária dos trabalhadores e da juventude contra todo o regime Bonapartista de exceção!