quinta-feira, 4 de agosto de 2022

ISSO A OTANEWS NÃO MOSTRA: ZELENSKY ORDENOU BOMBARDEIO QUE MATOU DEZENAS DE PRISIONEIROS DE GUERRA UCRANIANOS EM MACABRA OPERAÇÃO DE “QUEIMA DE ARQUIVO” 

A mídia corporativa venal que o BLOG da LBI apelidou de "Otanews" vem encobrindo que a prisão de Elenovka tinha prisioneiros de guerra da própria Ucrânia que a bombardeou por ordem do próprio Zelensky mantande dezenas de combatentes capturados pela Rússia. O representante russo na ONU, Dmitry Poliansky, além de provas do material utilizado no bombardeio, demonstrou com estudo da trajetória balística de onde vieram os mísseis e convidou a ONU e a Cruz Vermelha a participarem da investigação no local, que obviamente elas recusram para não desmarcarar a farsa de mais uma fake news montada pela OTAN

A Rússia entregou para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, as provas de que o bombardeio sobre a prisão de Elenovka, durante o qual morreram mais de 50 prisioneiros de guerra ucranianos, foi realizado pela própria Ucrânia e com uso de armas entregues pelos Estados Unidos. 

O vice-chanceler russo na ONU, Dmitry Polyanskiy, pediu à “ONU que dê imediatamente uma avaliação objetiva do que aconteceu”, tendo em vista o material que foi entregue. “Informamos ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que temos provas irrefutáveis da responsabilidade da Ucrânia pelo bombardeio a Elenovka. A ONU não deve se esquivar de condenar este crime do regime de Kiev”, disse Polyanskiy.

O Ministério da Defesa russo convidou a ONU e a Cruz Vermelha para participarem da investigação sobre o bombardeio que foi realizado contra o centro de detenção. Alexander Fomin, vice-ministro da Defesa da Rússia, disse que a investigação já identificou que o bombardeio foi realizado a partir da direção noroeste. “A direção da brecha no telhado e a fonte do fogo em Elenovka indicam diretamente que o golpe foi desferido na direção noroeste. O tiroteio foi realizado a partir da trajetória do triângulo Maryinka – Kurakhovo – Sergeeva – Pokrovsky – Udachnaya”, disse.

O bombardeio foi feito com o lançador de mísseis HIMARS, que foi entregue à Ucrânia pelos Estados Unidos em seus pacotes de suporte. Pelo menos 53 pessoas morreram, além de 130 feridos. Oito funcionários da prisão também ficaram feridos.

O Ministério da Defesa da Rússia apontou que “toda a responsabilidade política, criminal e moral pelo massacre dos ucranianos recai sobre Zelensky pessoalmente, seu regime criminoso e Washington, que lhes fornece apoio”.

Grande parte dos prisioneiros de guerra de Elenovka eram do Batalhão Azov, capturados depois de terem perdido a batalha por Mariupol. O Batalhão Azov, que abertamente usa símbolos nazistas e atuava como um grupo paramilitar que apoiava o governo de Kiev contra a população do Donbass, ficou escondido no porão da fábrica Azovstal até se render. Em 2014, ele foi integrado à Guarda Nacional ucraniana, passando a fazer oficialmente parte das Forças Armadas do país.