segunda-feira, 15 de agosto de 2022

TRIBUNAL POPULAR EM DONETSK: TRÊS MERCENÁRIOS ESTRANGEIROS SÃO SENTENCIADOS A PENA DE MORTE POR COLABORAÇÃO COM O FASCISMO

Três dos cinco mercenários estrangeiros, acusados ​​de participar dos combates em Donbass do lado das forças neofascistas ucranianas, cujo julgamento foi realizado nesta segunda-feira(15/08) na República Popular de Donetsk, enfrentam a pena de morte, informou a agência de notícias TASS. O sueco Matthias Gustavsson, o croata Vekoslav Prebeg e os cidadãos britânicos John Harding enfrentam a pena capital, enquanto os britânicos Andrew Hill e Dylan Healy enfrentam uma sentença mais branda.

Os cinco mercenários se recusaram a se declarar culpados durante o julgamento, quatro deles concordaram em depor, enquanto o britânico John Harding se recusou a fazê-lo. De acordo com o Supremo Tribunal da República Popular de Donetsk, Gustavsson, Prebeg e Harding foram acusados ​​de cometer crimes sob o artigo "tomada do poder pela força ou retenção do poder pela força" e sob o artigo "participação de um mercenário em um conflito armado ou ação militar". Hill foi acusado de "participação como mercenário em um conflito armado ou hostilidades", e Healy foi acusado de "ajudar e favorecer o recrutamento de mercenários para uso em um conflito armado".

A Suprema Corte da República Popular de Donetsk continuará sua análise de outros casos de mercenários no início de outubro. No início de junho, o Supremo Tribunal da República Popular de Donetsk já condenou à morte os britânicos Aiden Aslin e Shaun Pinner, bem como o marroquino Saadun Braguim.  Os réus se declararam culpados de atos de tomada do poder pela força, o que prevê a pena de morte.  Aslin também se declarou culpado de treinamento para atividades terroristas.