ONDA DE PROTESTOS NO HAITI: DURA REPRESSÃO AS MANIFESTAÇÕES
CONTRA MISÉRIA E DESEMPREGO DEIXA RASTRO DE MORTOS E FERIDOS NA ILHA NEGRA
Pelo menos uma pessoa morreu e onze ficaram feridas durante os protestos que ocorreram nesta segunda-feira (29.08) na cidade haitiana de Petit Goave, no oeste do país. Dois dos feridos estariam com prognóstico grave após serem baleados. Segundo relatos de testemunhas, a vítima fatal era asmática e se afogou na nuvem de gás lacrimogêneo usada pela polícia para dispersar a multidão. Toda essa ira popular coloca a nu a falência da política do imperialismo e seus aliados como foi o governo Lula (PT), que impôs uma ocupação da ilha negra e depois uma operação terrorrista da CIA que apenas serviu para aprofundar as contradições de classe no Haiti.
LEIA TAMBÉM: CIA EM PLENO OPERATIVO TERRORISTA NO HAITI
Há dois feridos graves por disparo de arma de fogo, coincidindo com os relatos dos agentes de segurança que acompanharam o secretário-geral do Palácio Nacional, Josué Pierre-Louis, em visita à região.
Da mesma forma, os apoiadores de Ariel Henry se mascararam na multidão e feriram vários manifestantes com pedras, enquanto rejeitavam o alto custo de vida, a insegurança desenfreada e a escassez de combustível.
Incidentes violentos e massivos também foram relatados nesta segunda-feira na capital haitiana, Porto Príncipe
Durante as últimas duas semanas este tipo de atos tornou-se recorrente em todo o país. Todo esse levante corre 13 meses após a posse de Ariel Henry como novo chefe de governo do Haiti orquestrada pelo imperialismo ianque.