terça-feira, 30 de agosto de 2022

CUBA URGENTE: FALECE CAMILO GUEVARA, FILHO DO GRANDE COMANDANTE REVOLUCIONÁRIO CHE 

Camilo Guevara March, filho mais velho do grande líder revolucionário Ernesto Che Guevara, morreu nesta terça-feira(30/08)durante um voo na Venezuela, segundo vários relatos da mídia cubana. Depois de ouvir a notícia, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, expressou seu pesar por meio de sua conta no Twitter. Díaz-Canel enviou suas condolências a Aleida March, mãe de Guevara March, sua viúva e filhas.

Camilo Guevara March, nascido em 1962, foi diretor do Centro Che, instituição localizada em Havana, que guarda os arquivos pessoais do líder da Revolução Cubana e se dedica a promover sua vida, obra e pensamento.

Em recente entrevista realizada pela agência EFE e publicada no Cubadebate, o advogado de profissão e defensor do legado de seu pai, afirmou que a imagem do combatente argentino foi desproporcionalmente comercializada.Em sua opinião, isso buscava remover Che de sua própria história.

Nós da LBIQI lamentamos a morte prematura de Camilo Guevara aos 60 anos de vida, uma sensível perda para a difusão das ideias e do legado de seu pai, que vem sendo “beatificado” pela burocracia stalinista com o objetivo de retirar todo o conteúdo revolucionário de sua trajetória política, não só em Cuba mas no mundo inteiro.