sexta-feira, 13 de setembro de 2024

BUROCRACIA RESTAURACIONISTA CHINESA PROMOVE ATAQUE AOS APOSENTADOS: REFORMA NEOLIBERAL DA PREVIDÊNCIA ELEVA IDADE PARA APOSENTADORIA 

A burocracia restauracionista chinesa (PCC), encarregada de eliminar todas as conquistas históricas da revolução socialista no país, acaba de promulgar uma reforma neoliberal em sua previdência pública, seguindo bem aplicada a “receita” do FMI. O governo liderado pelo ex-maoísta Xi Jinping aumentará a idade mínima para a aposentadoria dos trabalhadores a partir do início próximo ano. Alegando falsamente um “Contexto de envelhecimento da população ativa e problemas no declínio das taxas de natalidade”. As mudanças serão implementadas a partir de 1º de janeiro de 2025 e de forma gradual se intensificarão ao longo de 15 anos, anunciou nesta sexta-feira(13/09)a Comissão Permanente da Assembleia Popular Nacional.

Assim, os trabalhadores homens, que atualmente se aposentam aos 60 anos, não poderão fazê-lo até completarem os 63 anos, enquanto as mulheres, que trabalham até aos 50 ou 55 anos, dependendo se sua atividade laboral é administrativa ou manual, poderão aspirar ao subsídio estatal da aposentadoria quando atingirem 55 ou 58 anos de idade, respectivamente.

Esta é a primeira vez em mais de 70 anos que o gigante asiático aumenta a idade de aposentadoria dos seus trabalhadores, que até então era uma das mais baixas entre as principais economias do mundo, fruto das conquistas históricas da revolução socialista chinesa, ocorrida em 1949. A casta burocrática restauracionista, que ainda carrega formalmente o selo de “comunista” em sua bandeira, está hoje empenhada em seguir as diretrizes do capital financeiro internacional em sua economia nacional.