HISTÓRICO SINDICATO DE CAMINHONEIROS DOS EUA, TEAMSTERS DECIDIU: “NENHUM APOIO A TRUMP OU KAMALA!”
O histórico sindicato dos caminhoneiros dos Estados Unidos, o Teamsters, declarou nesta última quarta-feira (18/09) que não irá apoiar nenhum candidato na disputa presidencial neste ano, segundo comunicado divulgado pela direção da entidade classista. A decisão representa um duro golpe político para os Democratas, que recebem apoio eleitoral do sindicato há várias décadas. Vale lembrar, que o dirigente germinal do Trotskysmo norte-americano, J. P. Cannon foi uma das lideranças sindicais mais destacadas desta entidade nos anos 30 do século passado.
Os Teamsters apoiaram as últimas candidaturas Democratas, desde as eleições de Al Gore, John Kerry, Barack Obama, Hillary Clinton e Joe Biden. Anteriormente também apoiaram as duas postulações de Bill Clinton. Entretanto representantes da organização sindical, que reúne cerca de 1,3 milhão de filiados, reuniram-se na última segunda-feira com a genocida de saias, Kamala Harris, e rechaçaram na íntegra suas posições guerreiristas em defesa do imperialismo ianque.
A deliberação classista das bases do mítico sindicato dos caminhoneiros, que foi recuperado para posições de esquerda após um longo período onde foi controlado pela máfia reacionária, delimita politicamente com as correntes reformistas e revisionistas que se agrupam nas sombras do Partido Democrata, tentando passar falsa ideia de uma “luta contra a extrema direita”, capitulando ao capital financeiro internacional. A plataforma programática da exquerda norte-americana, corrompida até a medula pelo “imperialismo democrático”, é hoje o principal entrave para a construção de um genuíno Partido Revolucionário no seio da poderosa classe operária dos EUA.