sexta-feira, 20 de setembro de 2024

TODO APOIO A OCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UERJ CONTRA OS ATAQUES DA REITORIA E DO GOVERNO CLÁUDIO CASTRO! FORA A PM DA UNIVERSIDADE! LIBERDADE IMEDIATA PARA TODOS OS PRESOS POLÍTICOS!

Nesta sexta-feira (20/09) tropas de choque da PM invadiram a Universidade do Estado do Rio de Janeiro a mando da reitoria reacionária de Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará para cumprir reintegração de posse contra a ocupação dos estudantes. Diversas viaturas cercaram tosos os acessos à UERJ. Os estudantes resistiram em luta pela revogação imediata do AEDA 38 que reduz a assistência estudantil e pela não criminalização dos lutadores e dos militantes do MEPR, PCBR assim como do deputads federal Glauber Braga (PSOL). Desde o BLOG DA LBI apoiamos a luta dos estudantes e a ocupação da UERJara derrotar os ataques do governo Cláudio Castro e de sua reitoria, exigimos a liberdades de todos os lutadores e presos políticos!

No início da tarde desta sexta-feira, policiais do Batalhão de Choque da PM entraram na universidade e utilizaram bombas de efeito moral. Por volta das 14h, três estudantes estavam detidos em um ônibus da Polícia Militar. Além deles, o deputado Glauber Braga, que estava no local para apoiar os alunos da Uerj, também foi detido. Todos foram levados para a Cidade da Polícia.

Apesar da ação da PM muitos estudantes ainda ocupam o prédio principal da sede da Uerj. Os alunos, que protestam e ocupam espaços no local desde julho por conta de cortes de benefícios, não cumpriram a decisão da Justiça burguesa. Os alunos descumpriram a primeira decisão judicial e seguiram ocupando bravamente os prédios da universidade. 

A ocupação, iniciada em 26 de julho de 2024, é um protesto contra os novos critérios para a concessão da bolsa de apoio à vulnerabilidade social e o Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA), de 1º de agosto. Os estudantes, que apelidaram o AEDA de "AEDA da fome", denunciam que as mudanças prejudicaram cerca de 5 mil universitários. Desde o Blog da LBI apoiamos os estudantes que ocupam na UERJ, lutando contra cortes no orçamento da política de permanência estudantil. Repudiamos a repressão policial com o uso de Bombas, Caveirão e armas pela PM de Cláudio Castro contra os estudantes!